Jump to content
You need to play a total of 10 battles to post in this section.
James_I_of_Great_Britain

Brasileiro, Otomano, Inglês. A historia do Rio de Janeiro

1 comment in this topic

Recommended Posts

Members
20 posts
6,503 battles

Boa Tarde caro leitor.

Neste topico, eu vou falar um pouco da historia do navio que serviu a 3 nações, o Rio de Janeiro, que no jogo, é o encouraçado Tier V britanico HMS Agincourt.

Agincourt_postcard.jpg

 


 

 

 

 

A nossa historia começa com uma corrida armamentista entre Chile e Argentina que estava acontecendo por volta dos anos 1880-1900, que foi interrompida sob a mediação do Reino Unido em 1904. Conhecidentemente, nesse mesmo ano, o Brasil, que se viu deixado para trás no cenario de podeiro naval, passou uma lei que aprovou a compra de 3 pré-encouraçados novos do Reino Unido, e eles se chamariam Minas Geraes, São Paulo e Rio de Janeiro, e teria esse design:

 

image.thumb.png.d8aef1e59f57e1317d63916d59d8f015.png

 

Mas como essa historia estava faltando reviravoltas, a Inglaterra lançou em 1906 o HMS Dreadnought, que mudou completamente o cenario, a balança dos poderes navais e tornou todos os navios de guerra construidos até então, obsoletos. E com isso, o Brasil refez seu pedido inicial e pediu para que o Minas Geraes, São Paulo e Rio de Janeiro fossem construidos seguindo o modelo "dreadnought" de navio de guerra. E assim, foram encomendados os primeiros navios tipo "Dreadnought" da america do sul.

Contudo porém todavia, devido a instabilidade politica com a Argentina, a construção do Rio de Janeiro quase suspendida, mas a Armstrong conseguiu, em 1910, convencer o governo brasileiro a seguir com o projeto do Rio de Janeiro, e com isso, o Congresso pediu uma revisão do design em 1911, o que resultou no design com 14 canhões de 305mm.

Mas tem tudo é um mar de rosas, o Brasil presicou vender o Rio de Janeiro devido a queda do monopólio brasileiro do café e borracha e aumento das tensões e ameaças de guerra da Argentina caso o 3° navio fosse completado e entregue. Então, após passar um certo tempo a procura de vendedores, o Brasil decidiu vender o navio para o Império Otomano em dezembro de 1913 por 2.750.000,00 de Libras. Os Otomanos até ofereceram um dos dois navios da classe Reşadiye (HMS Erin) e uns trocados para o Brasil, mas mesmo assim, o governo brasileiro recusou tal oferta. Mas em Agosto de 1914, a Inglaterra tomou o então Sultan Osman I e o renomeou HMS Agincourt.

Durante a Grande Guerra, Agincourt participou da Batalha de Jutland e esteve presente na rendição da Frota de Alto Mar Alemã em 1918, e foi vendido para ser desmanchado em 1922 após tentativas de ser revendido para o governo brasileiro.

  • Cool 3
  • Boring 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

For security reasons, please do not provide your personal data or the personal data of a third party here because we might be unable to protect such data in accordance with the Wargaming Privacy Policy.

Guest
You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×