Jump to content
You need to play a total of 10 battles to post in this section.
Brooklin82

[TUTORIAL] GLOBAL.MO - Como editar textos no WoWs

2 comments in this topic

Recommended Posts

308
[YK]
Supertest Coordinator
455 posts
14,762 battles

Trabalhar com arquivos de texto é uma das formas mais fáceis de começar a criar suas próprias modificações. Segundo, o arquivo de texto permite achar o nome de vários arquivos dentro do jogo, do nome do capitão aos textos explicativos de uma coleção. Isso ajuda muito em encontrar o arquivo que você deseja na ferramenta de descompactação dos arquivos e, muitas vezes, será seu primeiro ponto de partida.

O que você precisa?

- A versão atual do jogo
- Descompactador "WoWs Unpacker" (opcional)
- Editor de arquivos .mo OU
- Editor de texto (Notepad++, Atom, Windows Visual Studio etc.)
- conversor de arquivos .mo para .po
- imaginação e desenvoltura para vasculhar o jogo

Todos os textos do jogo estão concentrados em um arquivo chamado “global.mo”. Existem diferentes versões desse arquivo, uma para cada idoma oferecido no jogo. Todos têm o mesmo nome, mas cada um têm uma pasta para si. O arquivo em português está localizado em World_of_Warships/bin/(número da versão com 7 dígitos)/res/texts/pt_br/LC_MESSAGES. O arquivo em inglês está na mesma raíz “.../texts/en/LC_MESSAGES”. Você pode pegar para esse arquivo para editar ou pode pegar o mesmo arquivo através do descompactador. Caso já use algum mod que altera o nome de comandantes, as descrições etc., use o arquivo do mod. A localização do arquivo modificado é diferente. Ela fica na pasta “res_mods”, que é a pasta de toda e qualquer modificação. O seu trabalho de edição desse arquivo também deve ser salvo nessa pasta para evitar que, em caso de erro, você se veja com um arquivo de texto corrompido e tenha achar um arquivo da mesma versão não-corrompido (ou, simplesmente, reinstalar o jogo). O local do arquivo de texto modificado é World_of_Warships/bin/(número da versão com 7 dígitos)/res_mods/texts/pt_br/LC_MESSAGES para arquivos em português. (“...texts/en/LC_MESSAGES para em inglês etc.).

Usando o editor de texto .mo.

Faça download do arquivo GNUMO File Editor.zip (ou aqui), descompacte ele em alguma pasta que seja de fácil localização para você. Abra o aplicativo contido dentro dessa pasta.

(Para mais informações sobre o aplicativo, visite o post original - em inglês - https://forum.worldofwarships.com/topic/154616-mo-file-editor-v12/)

image.png.b94d75f568f701ed579cb520b30373df.pngimageproxy.php?img=&key=44b63c92bbf32eae

 

Selecione “File” e busque o arquivo que você deseja editar. O aplicativo vai carregar o arquivo dos textos, dividindo em dois grupos. Do lado esquerdo da tela, estão estão os códigos de localização do jogo e, na direita, as mesagens de texto associadas aos códigos.

image.png.ba9ae1b17a63ccf811cef142e6ad5a99.png

Utilize o campo de busca na parte superior/direita da janela para encontrar qualquer nome, parte do nome. Busque pressionando “Next” e/ou “Previous”. A ferramenta de busca sempre lê o arquivo da linha que você está para baixo. Caso o termo que você esteja procurando se encontre acima da linha em que você está, a ferramenta não vai encontrar o termo da busca.

Clique sobre a linha na parte direta da janela e edite o texto ali contido. Existe função de seleção múltipla de células (linhas) com textos. Também é possível copiar o código de localização na coluna da esquerda (útil para encontrar arquivos no descompactador). A ferramenta, porém, impede que você edite esse código. Lembre-se de salvar o arquivo como “global.po” na pasta certa.

image.png.9cfc13298968d90aaf298fae23377b13.png

Clique em “File” > “Save” e escolha um nome para o arquivo. A ferramenta não permite a função de salvar sobre o arquivo original. É necessário salvar com algum outro nome e, depois, alterar para “global.mo”.

 

Usando editor de texto

A edição em uma editor de texto requer mais cuidado, pois elementos essenciais não estão protegidos como no caso da ferramenta de edição.

Primeiro, encontre na internet um site con o serviço de conversão de arquivos .mo para .po. É um serviço gratuito oferecido por vários sites. Isso vai converter seu arquivo “global.mo” em “global.po”, que é editável em editores de texto. O melhor, na minha opinião (e, também, gratuito), é Notepad++. Abra o arquivo e procure um termo usando a ferramenta de busca do editor de texto (atalho “ctrl+F”). O arquivo contém dois grupos de informação: os que se seguem depois de “msgid” (código de localização no jogo) e depois de “msgstr” (mensagem relacionada ao código).

image.png.cbbab88859e5808247f8acf39d4931f4.png

Nunca edite o código de localização! Certifique-se que o que você editou tenha sempre aspas no início e no final da mensagem. Salve o arquivo e reconverta este de volta para formato .mo. Coloque o arquivo “global.mo” final na pasta certa dentro de “res_mods”.

  • Cool 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×