Jump to content
Sign in to follow this  
Zkyzytuz

Como resolvi o famigerado CRITICAL ERROR

8 comments in this topic

Recommended Posts

238
[TRETA]
Beta Testers
986 posts
15,968 battles

O intuito deste post é ajudar quem está tendo este mesmo problema que ocorreu comigo.

Após atualizar o driver Nvidia da minha placa de vídeo Geforce 2080 TI para o último disponível, versão 445.75, não consegui mais entrar no jogo, SEMPRE dava Critical Error na entrada.

Tentei diversas coisas, nessa sequência: 

1)  Reinstalei o driver da placa de vídeo pela segunda vez; 

2) Rodei o jogo no modo de segurança;

3) Desinstalei o jogo e instalei todo do zero, sem instalar nenhum mod;

Quando fiz a opção 3, o jogo voltou a funcionar, carregou de primeira. Então reconfigurei os setup para os parâmetros que eu uso (incluindo tela cheia), joguei muitas vezes e saí do jogo, achando que estava resolvido.

Mas quando tentei carregar o jogo novamente, deu o mesmo problema: Critical Error na entrada!

Fiquei então desconfiado das opções gráficas que eu usei (notem que eu ainda não tinha instalado nenhum mod, ou seja, não tinha nada a ver com mods)

Apaguei o arquivo preferences.xml e... Bingo! O jogo voltou a carregar normal. 

Então mexi nos setups de novo, mas desta vez, NÃO coloquei tela cheia, saí do jogo e carreguei novamente... Bingo! Funcionou. 

Ou seja:  Colocar o jogo em tela cheia provocava o problema na próxima carga do jogo. E notem que SOMENTE ocorre na próxima carga: Enquanto você não sair do jogo, não dá problema nenhum, você pode jogar muitas vezes, só ocorre na próxima carga.

Mas aí temos outro problema: Deixar em modo janela é meio chato pois:

1) A placa gráfica fica SEMPRE renderizando, o jogo, então mesmo que vc saia do jogo, e mesmo que  abra outra janela e deixe a janela do jogo atrás ou fora de foco, a placa continuará a 100% de uso, consumindo um monte de energia e esquentando. Em modo tela cheia, isso não acontece. E eu várias vezes saio do jogo para fazer outra coisa, ou saio de perto do PC por algum tempo. E a 2080 TI gasta uma penca de energia, haja conta de luz.

2) O comportamento do mouse quando o jogo está em modo janela é meio chato, as vezes ele sai da tela do jogo.

3) Em algumas placas gráficas, o modo janela pode perder desempenho.

Qual a solução, então? Bem, minhas sugestões: 

1) Apague o preferences.xml se o erro acontecer na carga do jogo. O chato disso é que vc terá que reconfigurar todas as suas preferências de gráficos, som, interface, teclado, mira e etc. E se vc muda muita coisa, pode ser BEM chato!

2) Antes de sair do jogo, coloque no modo janela. Ao entrar de novo, coloque tela cheia. 

3) Se vc esquecer de mudar o modo antes de sair do jogo, calma! Não precisa apagar o preferences.xml. Antes de entrar no jogo de novo, edite com o notepad o arquivo preferences.xml e encontre uma linha que comece com <windowMode>:

<windowMode> 2<windowMode>

o valor 2 indica Tela cheia, então mude para 0 ou 1, que é em janela:

<windowMode> 0<windowMode>

Salve o arquivo, carregue o jogo de novo e passe para tela cheia.

E finalmente, deixe guardada uma cópia de segurança do preferences.xml  com todas as suas opções costumeiras, vai que precise.

7,068
[WORX]
Members
12,638 posts
19,907 battles
7 minutes ago, Zkyzytuz said:

intuito deste post é ajudar quem está tendo este mesmo problema que ocorreu comigo.

Após atualizar o driver Nvidia da minha placa de vídeo Geforce 2080 TI para o último disponível, versão 445.75, não consegui mais entrar no jogo, SEMPRE dava Critical Error na entrada.

Tentei diversas coisas, nessa sequência: 

1)  Reinstalei o driver da placa de vídeo pela segunda vez; 

2) Rodei o jogo no modo de segurança;

3) Desinstalei o jogo e instalei todo do zero, sem instalar nenhum mod;

Quando fiz a opção 3, o jogo voltou a funcionar, carregou de primeira. Então reconfigurei os setup para os parâmetros que eu uso (incluindo tela cheia), joguei muitas vezes e saí do jogo, achando que estava resolvido.

Mas quando tentei carregar o jogo novamente, deu o mesmo problema: Critical Error na entrada!

Fiquei então desconfiado das opções gráficas que eu usei (notem que eu ainda não tinha instalado nenhum mod, ou seja, não tinha nada a ver com mods)

Apaguei o arquivo preferences.xml e... Bingo! O jogo voltou a carregar normal. 

Então mexi nos setups de novo, mas desta vez, NÃO coloquei tela cheia, saí do jogo e carreguei novamente... Bingo! Funcionou. 

Ou seja:  Colocar o jogo em tela cheia provocava o problema na próxima carga do jogo. E notem que SOMENTE ocorre na próxima carga: Enquanto você não sair do jogo, não dá problema nenhum, você pode jogar muitas vezes, só ocorre na próxima carga.

Mas aí temos outro problema: Deixar em modo janela é meio chato pois:

1) A placa gráfica fica SEMPRE renderizando, o jogo, então mesmo que vc saia do jogo, e mesmo que  abra outra janela e deixe a janela do jogo atrás ou fora de foco, a placa continuará a 100% de uso, consumindo um monte de energia e esquentando. Em modo tela cheia, isso não acontece. E eu várias vezes saio do jogo para fazer outra coisa, ou saio de perto do PC por algum tempo. E a 2080 TI gasta uma penca de energia, haja conta de luz.

2) O comportamento do mouse quando o jogo está em modo janela é meio chato, as vezes ele sai da tela do jogo.

3) Em algumas placas gráficas, o modo janela pode perder desempenho.

Qual a solução, então? Bem, minhas sugestões: 

1) Apague o preferences.xml se o erro acontecer na carga do jogo. O chato disso é que vc terá que reconfigurar todas as suas preferências de gráficos, som, interface, teclado, mira e etc. E se vc muda muita coisa, pode ser BEM chato!

2) Antes de sair do jogo, coloque no modo janela. Ao entrar de novo, coloque tela cheia. 

3) Se vc esquecer de mudar o modo antes de sair do jogo, calma! Não precisa apagar o preferences.xml. Antes de entrar no jogo de novo, edite com o notepad o arquivo preferences.xml e encontre uma linha que comece com <windowMode>:

<windowMode> 2<windowMode>

o valor 2 indica Tela cheia, então mude para 0 ou 1, que é em janela:

<windowMode> 0<windowMode>

Salve o arquivo, carregue o jogo de novo e passe para tela cheia.

E finalmente, deixe guardada uma cópia de segurança do preferences.xml  com todas as suas opções costumeiras, vai que precise.

No soy portugess.

questão:

Qual processo você usou para instalar os drivers da GPU?

238
[TRETA]
Beta Testers
986 posts
15,968 battles
10 minutes ago, Navalpride33 said:

No soy portugess.

questão:

Qual processo você usou para instalar os drivers da GPU?

Usei o processo normal, que sempre uso há anos, o instalador do próprio Geforce Experience, recomendado pela Nvidia.

OBS: Estou postando esta solução no forum em inglês também, daqui a alguns minutos.

EDIT: Posted at https://forum.worldofwarships.com/topic/214809-critical-error-solved/

Edited by Zkyzytuz

7,068
[WORX]
Members
12,638 posts
19,907 battles
1 minute ago, Zkyzytuz said:

Usei o processo normal, que sempre uso há anos, o instalador do próprio Geforce Experience, recomendado pela Nvidia.

OBS: Estou postando esta solução no forum em inglês também, daqui a alguns minutos.

No soy Portugess :)...

Eu acho que é por isso que você teve problemas com o driver, para começar ...
Faça-me um grande favor, da próxima vez que atualizar seu driver de GPU ..

• Use a caixa de instalação Maunuel com instalação clara marcada ANTES de continuar com a instalação ...

Estou mais convencido de que você teve um conflito com os drivers da GPU.
Não estou convencido de que excluir o arquivo foi a resposta para o seu problema :(.

238
[TRETA]
Beta Testers
986 posts
15,968 battles
4 minutes ago, Navalpride33 said:

No soy Portugess :)...

Eu acho que é por isso que você teve problemas com o driver, para começar ...
Faça-me um grande favor, da próxima vez que atualizar seu driver de GPU ..

• Use a caixa de instalação Maunuel com instalação clara marcada ANTES de continuar com a instalação ...

Estou mais convencido de que você teve um conflito com os drivers da GPU.
Não estou convencido de que excluir o arquivo foi a resposta para o seu problema :(.

Sim, concordo, eu também tenho quase certeza que o problema são os drivers, pois ocorreu justamente após a instalação do novo driver. Alterar o preferences.xml foi somente um paliativo. 

E esqueci de dizer que, mesmo usando o instalador do Geforce Experience, ele tem a opção de instalação PERSONALIZADA e instalação LIMPA, que eu sempre uso, e mesmo assim o problema ocorreu.

Edited by Zkyzytuz

7,068
[WORX]
Members
12,638 posts
19,907 battles
21 minutes ago, Zkyzytuz said:

Sim, concordo, eu também tenho quase certeza que o problema são os drivers, pois ocorreu justamente após a instalação do novo driver. Alterar o preferences.xml foi somente um paliativo. 

E esqueci de dizer que, mesmo usando o instalador do Geforce Experience, ele tem a opção de instalação PERSONALIZADA e instalação LIMPA, que eu sempre uso, e mesmo assim o problema ocorreu.

Poderia ter sido, os mesmos problemas que neste PSA ??

O patch poderia ter corrigido isso ???

• Cool 2

238
[TRETA]
Beta Testers
986 posts
15,968 battles
19 hours ago, Navalpride33 said:

Poderia ter sido, os mesmos problemas que neste PSA ??

O patch poderia ter corrigido isso ???

"Some DirectX 11 games may fail to launch when Image Sharpening is enabled from the NVIDIA Control Panel"

Thanks, i will try and report! :cap_book:

Edited by Zkyzytuz
  • Cool 1

238
[TRETA]
Beta Testers
986 posts
15,968 battles

Report: 

Instalei o fix, e pelo menos na primeira vez que carreguei o jogo, NÃO houve erro. Estou com Image Sharpening on.

Após o fix, o Nvidia Panel mudou a versão do driver para 445.78

:cap_like::cap_like::cap_like::cap_like::cap_like::cap_like::cap_like:

Edited by Zkyzytuz

Sign in to follow this  

• Recently Browsing   0 members

No registered users viewing this page.