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xavier_556

DDs e suas 11 linhas (Em Breve)

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Este é um texto descritivo sobre cada uma das 11 linhas de Contratorpedeiros (DDs) que temos atualmente "in-game", com a intenção de auxiliar aqueles que estão ou pretendem seguir uma delas, por meio do melhor entendimento de suas capacidades, limitações e funções. Usando como base minha experiência/opinião das mesmas e principalmente a Wiki Oficial, Gameplays e/ou Reviews de CCs (iChaseGaming, Destroyer_KuroshioKai, LittleWhiteMouse, Notser, Flamu e outros), espero ter ajudado e aproveite a leitura.

Eu divido os DDs em 3 tipos de classificação, Torpedeiros, Híbridos e Canhoneiros, as duas últimas com 2 Subclassificações cada.

  • Torpedeiros: O nome já diz tudo, seu principal meio ofensivo são seus torpedos e seus canhões não são bons ao ponto de ser uma ferramenta realmente afetiva para fins ofensivos;
  • Híbridos: DDs equilibrados em que podem se destacar tanto por seus canhões como por seus torpedos, dependendo das características do navio e a forma que o jogador as utiliza em campo;
    • Afinidade para Torpedos: São aqueles DDs que suas características favorecem o uso majoritário dos torpedos como fonte de Dano, diferente dos Torpedeiros, seus canhões podem ser utilizados tanto para fins defensivos como ofensivos;
    • Afinidade para Canhões: São aqueles DDs que suas características favorecem o uso majoritário dos canhões como fonte de Dano, seus torpedos por uma combinação de fatores limitantes (Alcance, Recarregamento, Detecção tanto dos torpedos com do próprio navio e etc...) não se sobressaem como seus canhões;
  • Canhoneiros: O nome já diz tudo², diferente dos Híbridos com Afinidade para Canhões, os fatores limitantes impedem/desencorajam fortemente o uso dos torpedos com fonte de Dano;
    • De Mar Aberto: São aqueles DDs que podem se manter detectados em mar aberto a partida inteira sem temer receber grandes danos em resposta facilmente, graças a combinação de duas as seguintes características, boa: manobrabilidade, velocidade, trajetória balística; 
    • De Fumaça: São aqueles DDs que por não possuir duas das características citadas acima, são forçados a manterem ocultos usando cobertura de fumaça/ilhas enquanto atiram;

Agora vamos detalhar cada linha de DD, dos Torpedeiros até os Canhoneiros De Fumaça...

Linha Principal Japonesa (Shimakaze):

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A única linha de Torpedeiros do jogo, o seu traço mais marcante é a capacidade de lançar torpedos de forma furtiva ("StealthTorps"), sem ter que usar ilhas como vantagem (montar uma emboscada), graças ao excelente ocultamento do navio e alcance de seus torpedos na comparação tier por tier. Mas nada é só "mar de rosas", sua principal fraqueza são seus canhões, que não só em alguns casos os tem em menor número que seus concorrentes de Tier, mas tem como marca registrada o reload e rotação de torre lenta. O que resulta em um navio que não tem capacidades de lidar sozinho de um DD inimigo, nem mesmo em uma situação de 1vs1, em uma situação dessas a melhor saída é mover a “gunfight” para perto dos seus cruzadores e esmagar o F5 (Pedir Suporte) e F3 (Marcar Alvo Prioritário) até que seu time lhe dê suporte. Uma peculiaridade da linha é poder escolher entre o consumível de Gerador de Fumaça e o Impulso no Recarregamento de Torpedos (que faz seu reload baixar instantaneamente para 8s) apenas nos Tiers 8 e 9, o que permite aos dois um estilo de gameplay mais agressivo, porém de alto risco já que não ter a fumaça significa não ter um meio de quebrar a linha de visão, entre seu DD e o inimigo que está te detectando. A forma de obter sucesso com essa linha é desfrutando de seu excelente ocultamento tanto para sobrepujar os DDs inimigos ("DD spotado = DD morto"), tanto para manter as demais Classes sempre detectadas (conhecimento constante da posição dos inimigos é fundamental para identificar e explorar suas fraquezas), seus torpedos são armas mortais que para ter tal efetividade é preciso manter desconhecida sua posição para o inimigo, SEMPRE (seu ocultamento é a maior vantagem defensiva e ofensiva, se perder essa vantagem não terá nada);


Linha Americana (Gearing):

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Híbrido com Afinidade para Torpedos, a linha é segmentada em duas fases com a primeira sem o chamado "Stealth Torps" e a segunda em que essa capacidade é amplamente explorada (essa mudança ocorre no Tier 7 Mahan quando se pesquisa os torpedos Mk15), mas a característica que acompanha a linha do inicio ao fim é o ocultamento mediano (se tornando competitivo no T8 e excelente no T10 com o uso do Módulo Lendário), canhões competentes com boa rotação de torre e reload mas com arco balístico alto (péssimos contra alvos acima dos 8km, a menos que seja grande e/ou pouco manobrável) e o consumível de Gerador de Fumaça com longa ativação e duração (que permite fazer uma "parede" de cobertura para aliados mais longa e que demora mais para se dissipar). O gameplay do 1º Segmento (T2 ao T7 stock) se baseia em fazer emboscadas usando fumaça ou, preferencialmente, ilhas para atacar de forma inesperada ou lançar seus torpedos contra o avanço do time inimigo, enquanto o 2º Segmento (T7 c/ os torps Mk15 ao T10) se baseia no gameplay típico de um Torpedeiro, mas em ambos os segmentos é possível combater de forma mais ativa os DDs inimigos em curtos confrontos 1vs1 no qual buscasse dar mais dano do que receberá dos inimigos (conhecer as características, tanto dos DDs que se planeja enfrentar como dos cruzadores que podem interferir na “gunfight” contra você, ajudará em definir se tem ou não boa vantagem), para logo em seguida desengajar do combate (usando fumaça para quebrar linha de visão/detecção entre você e os inimigos, ou simplesmente correr até que passe a penalidade no ocultamento de 20s após último disparo) para repetir o processo: Detectar, Combater, Desengajar;


Linha Pan-Asiática (Yueyang):

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Híbrido com Afinidade para Torpedos, essa linha recebe essa classificação devido às características que apresenta no T8 em diante, mas não se deve ignorar o fato de que, já que ela é formada por navios oriundos de múltiplas nações, suas características são inconsistentes no decorrer da linha com mudanças drásticas e o mesmo se aplica ao estilo de gameplay, motivos pelo qual essa linha não é recomendada para iniciantes. Dito isso vamos aos navios, os Tiers 2, 3, 4 são respectivamente das marinhas Alemã (KMS), Britânica (RN) e Japonesa (IJN), mas como nesses tiers baixos as características de cada nação se apresentam de forma mais sutil que os de Tier intermediário e alto, eles seguem um gameplay padrão de um Híbrido (“emboscadas usando fumaça ou, preferencialmente, ilhas para atacar...). E aqui temos a primeira mudança brusca da linha, os Tiers intermediários (T5-7) são Canhoneiros com os T5 e T6 sendo soviéticos e o T7 britânico, ambos os três tem rotação de torre ruins e ocultamento pouco atraente mas felizmente tem alcances de torpedos bons o bastante para fazer "Stealth Torps", seu gameplay deve buscar o equilíbrio entre momentos em que deve ficar atirando no alcance máximo ou na fumaça (para não receber dano facilmente) e quando deve parar de atirar e se aproximar sem ser detectado para lançar seus torpedos. Como já foi dito antes, os outros são Híbridos, pois são "Ctrl+C, Ctrl+V" dos T8-T10 Americanos: Benson Casco C (Hsienyang), Fletcher (Chung Mu) e Gearing (Yueyang), só que esses 3 Pan-Asiáticos podem escolher entre Fumaça ou Radar no Slot de consumível o que lhes dá a possibilidade de detectar qualquer navio dentro do alcance de 7,5 km, mas isso significaria um gameplay de alto risco pois teria que jogar mais afrente do time para o radar ser efetivo e não ter uma maneira de desengajar do confronto facilmente. A única característica que liga a linha como um todo é o uso de um tipo diferente de torpedo, os de Água Profunda (DWTs), eles tem detectabilidade extremamente baixa (o que se traduz em um tempo de reação menor) em comparação com os convencionais, mas são incapazes de atingir outros DDs, porém como um torpedo uma vez detectado permanecerá assim para todo o time inimigo (até que acabe o alcance ou bata em algum obstáculo) se um DD inimigo estiver na trajetória dos seus torpedos até o alvo, o DD não correrá risco algum, mas também detectará seus torpedos (mandando pelos ares a vantagem da baixa detectabilidade) dando tempo para que o alvo mude seu curso para não ser atingido. Resumo: é uma linha de extremos, tanto no gameplay como no que diz respeito a forças e fraquezas;


Linha Pan-Européia (Halland):

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Híbrido com Afinidade para Torpedos, ou para os íntimos Linha Sueca (já que 78% deles são...). Primeiramente me sinto obrigado avisar que, assim como as outras linhas que foram lançadas recentemente (Italianos, Pesados Britânicos e agora os PanEU), a linha só se torna minimamente eficiente / atrativa no Tier alto (7/8), dito isso vamos as características, é a segunda linha de Contratorpedeiros que não tem o consumível de Gerador de Fumaça (só que diferente da Linha Francesa os Pan-Europeus não tem a "gimmick" de distribuição de HP entre setores melhorada e muito menos a velocidade acima da média para evitar ser atingido) e seu HP abaixo da média nos Tiers baixos (T2-T4) também não os ajuda em se manterem vivos, melhorando a partir do Visby (T5) quando começam a contam com o consumível de Reparo de Casco. Os canhões da linha são de balística alta, DPM medíocre até se tornar razoável no Tier 7 (onde ele melhora graças a redução do reload, mas não chega a ser excelente devido à perda de uma torre, sendo apenas duas duplas em diante) e com dano por projétil e taxa de incêndio "okay", um dos grandes aspectos que foram destacados durante o "marketing" da linha foi a velocidade insana, reload e alcance excelentes dos torpedos (possível fazer "StealthTorps" mesmo sem Especialista em Ocultamento - CE - no capitão), mas todos esses pontos fortíssimos foram igualmente balanceados por meio de um dano Alpha anêmico (para dar contexto, a média do Alpha no T7 gira entorno dos 14k mas o PanEU Skäne tem míseros 7533 de Dano Alpha) e pelo número de torpedos por lançador (dois triplos do T4 ao T8, com o Tier 9 e 10 sendo 2x4 e 2x5 respectivamente). O último aspecto que vale a pena destacar é a Anti-Aérea, já que a manobrabilidade e ocultamento são medianos, no Skäne as baterias principais se tornam de Duplo Proposito, mas é no Tier 8 que se recebe o consumível de Fogo Defensivo possibilitando uma defesa sólida contra CVs, capaz até mesmo de lidar com esquadrão completo sozinho e principalmente defender aliados com AA fraca (desde que se use corretamente o setor de reforço em conjunto do consumível e tenha uma "build" AA mínima);


Linha Principal Alemã (Z-52):

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Híbrido com Afinidade para Torpedos, uma linha que realmente deixa sua marca no campo de batalha, apresentando em seus DDs de Tier baixo a peculiaridade de ter dois lançadores únicos de torpedo (um em cada lado) na proa apontados para frente, permitindo o lançamento de ambos fazendo um pequeno ziguezague enquanto avança em direção ao inimigo (que é seguida por uma curva brusca para lançar os torpedos centrais), característica que não é mais presente no Tier 5 em diante. Mas é no Tier 6 - Ernst Geade - que surge a gimmick da linha, ter disponível o Consumível de Busca Hidroacústica (seus valores de detecção para navios e torpedos são respectivamente de 4 km & 3 km no Tier 6 e 7), o que permite inicialmente maior segurança na tarefa de contestar "caps" e atirar enquanto dentro se uma Cortina de Fumaça, mas assim que o alcance de detecção se amplia pela primeira vez no Tier 8 (5 km & 3,5 km), ações agressivas contra inimigos dentro de suas cortinas da fumaça se torna algo mais seguro (detectando-os bem antes dos 2 km de Detecção Garantida por Proximidade), entretanto é apenas no Tier 10 que a Hidroacústica Alemã mostra sua força com 6 km & 4 km de detecção para navios e torpedos. As características gerais da linha são seus torpedos de alcance mediano com bom reload e velocidade, mas de Alpha Strick ligeiramente baixo por causa dos lançadores serem quádruplos (enquanto a maioria dos DDs tendo quíntuplos), com os canhões sendo medianos em quase tudo com exceção ao Alpha dos projéteis AP e a penetração melhorada da HE nos canhões de 128mm do Tier 6 em diante (32mm, 1/4 do calibre do canhão), possibilitando causar dano nas chapas de qualquer CA e a Proa/Bow e Popa/Stern de todos os BBs, porém como o reload e o volume de projéteis não é nem de longe comparável ao que vemos no segundo segmento da linha Secundária Japonesa (Aki, Kita e Harugumo) não espere grandes resultados usando majoritariamente os canhões (mas se tiver a oportunidade e cobertura de ilhas ou sua fumaça, atire, especialmente se for com sua AP no UperBelt dos BBs e CAs de broadside/lateral). O ocultamento é igualmente mediano, o que é compensado no Z-52 com ocultamento máximo de apenas 100 metros maior que o alcance da hidroacústica (6 km), possibilitando o uso do consumível como contramedida caso detectado por DD com ocultamento superior, mas deve ficar atento a manobrabilidade bem mediana da linha, causada pela largura do casco maior em comparação com seus concorrentes de mesmo Tier, resultando em uma velocidade máxima, leme e raio de curva ligeiramente piores;


Linha Britânica (Daring):

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Híbrido com Afinidade para Canhões, semelhante ao que vemos nos DDs Americanos de tier baixo e intermediário essa linha se baseia em emboscadas, mas diferente de seus primos "Yankees" os Britânicos desfrutam de melhor alcance de seus torpedos (tornando possível o "Stealth Torps" mas com uma janela de oportunidade menor que seus rivais Alemães) deixando seus canhões com pouco brilho (melhor rotação de torres que a os Alemães porém com o mesmo reload mediano), assim como os Alemães, no Tier 6 temos disponível o Consumível de Busca Hidroacústica com detecção de navios e torpedos de apenas 3 km porém com quase o dobro de tempo de duração (3 mins, esses valores não mudam no decorrer da linha). A mudança no foco da linha ocorre no Tier 7 onde se recebe torres duplas, mas é no Tier 8 Lightning em que elas ganham o dobro de velocidade, 20º/s, e rotação de 360º em todas as torres (chegando ao ápice apenas no Daring quando seu reload cai de 4,3s para 2,8s), porém seus torpedos continuam limitados no alcance de 8 km (o que para o Tier 8 é ruim pois significa estar dentro do alcance de radar para lançar seus torpedos) o que só muda no tier seguinte para 10 km que é no máximo mediano (T9 Jutland), que também tem o calibre reduzido dos 120mm para 113mm e recebe o consumível de Reparo do Casco possibilitando que se recupere parte do HP perdido. As características que acompanham a linha como um todo são ocultamento medianos (se tornando competitivo no Tier 8 em diante), a capacidade de lançar um torpedo por vez, a aceleração aprimorada (basicamente eles têm a atualização Modificação de Propulsão 2 do slot 4, que diminui o tempo de atingir a velocidade máxima em 50%, embutida de fabrica) e o consumível Gerador de Fumaça ter tempo de dissipação rápida compensada pelo alto número de cargas e baixo tempo de "cooldown";


Linha Secundária Russa (Grozovoi):

Spoiler

Híbrido com Afinidade para Canhões, como a linha se divide de forma tardia no Tier 7 e como irei cobrir a Linha Principal abaixo decidi falar sobre os 3 DDs individualmente (e por incrível que pareça eles possuem divergências grandes entre si), ambos herdam o bom alcance base, bons arcos e velocidade dos projéteis e ocultamento ligeiramente acima da média para o Tier, tendo como diferencial o acesso aos consumíveis de Fogo Defensivo Anti-Aéreo e Reparo do Casco. Começando com o Ognevoi T8, é um navio que causa uma verdadeira ruptura com o estilo dos antecessores e esse choque faz que o navio não seja bem visto, ele é caracterizado por ter duas torres duplas (que sua versão Stock ainda sofre com a lenta rotação de 9,7º/s, mas depois de atualizada passa para bons 20º/s) que combinado com o reload mediano de 5s é incapaz de produzir bom DPM, o que é compensado por ter torpedos de 10 km (o que é excelente para os padrões russos) com bom reload de 92s (o navio não possui uma atualização explicita dos torpedos mas no Casco A seus lançadores são dois triplos com reload de insanos 55 segundos, enquanto o Casco B usa quíntuplos com reload de 92s, ou seja, abrindo mão de 2800 HP e 4 torpedos se ganha esse reload insano. PS: Não fiz os cálculos de quantos torpedos podem se lançados por minuto para saber se compensa ou não fazer isso). Udaloi T9 a ovelha negra da linha, resgatando o ocultamento, mudança de leme ruins e alcance de torpedo pouco atraente das Canhoneiras Soviéticas, esse navio se deve jogar como tal, com ocultamente máximo de 7,2 km fazer "Stealth Torps" se torna uma tarefa desafiadora graças aos próprio ocultamento elevado e aos torpedos "Stocks" de 8 km (sendo 10 km quando atualizados), como seu tempo de mudança de leme é abaixo da média com 5,3s (com o Casco B e 7,5s com o Casco A, que é pior do que alguns cruzadores) o navio inadequado para o estilo de gameplay focado em combates de curto alcance, mas felizmente Udaloi recebe a terceira torre que fez falta no Ognevoi, mantendo o mesmo reload e rotação de torre mas alcance ligeiramente melhor. Grozovoi basicamente combina o que à de melhor de seus antecessores, torpedos com alcance úteis (8 e 10 km) e ocultamento mediano (6 km) do “Og” e o confiável DPM do “Uda” fazem dele um navio extremamente versátil, as únicas contrapartidas que Groz paga por tal combinação de características é o Raio de Curva elevado de 720 m (sendo a média de 650 metros para fazer uma curva de 180º) e ter apenas duas cargas de seus consumíveis mais importantes (exceto Fogo Defensivo Anti-Aéreo, que tem quatro cargas) mas essa contrapartida é facilmente resolvida com o uso da "Skill" Superintendente (dando mais uma carga para cada consumível);


Linha Principal Russa (Khabarovsk):

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Canhoneiro De Mar Aberto, a linha Russa de DDs (ou Cruzadores Leves, como é chamada por alguns players) descarta a urgência em não ser detectado para não ser morto de outras linhas, apostando “todas suas fixas” em HP excelente (para um DD) e ter a melhor velocidade máxima (até perder a "Coroa" por um pequeno detalhe para a linha Francesa) como forma de não receber ou pelo menos minimizar o dano recebido. Não espere conseguir fazer dano rápido usando seus torpedos, até o Tier 8 eles terão alcance de míseros 4 km e mesmo lá não será possível fazer "Stealth Torps" devido ao ocultamento péssimo, e sua manobrabilidade é ruim forcando que se invista em atualizações que compensem a lenta Mudança de Leme e o elevado Raio de Curva (Modificação da Caixa de Direção #2 do Slot4, e principalmente a #3 do Slot5), suas qualidades são a velocidade máxima (que fica entorno dos 43 nós) e os canhões com reload mediano, alcance e arco balísticos bons, porém de rotação lenta (especialmente nos tiers intermediários). A gameplay se baseia em usar a velocidade e alcance de canhões para impor a distância durante a “gunfight” com outros DDs (de forma que seus canhões sejam os melhores para tal distância) e assediar/irritar encouraçados (BBs) e cruzadores (CAs) com uma chuva constante de projéteis HE, causando incêndios, enquanto fica no alcance máximo dificultando ser atingido (o alcance de ~11 km é bom, mas o ideal é que se use a “Skill” Treinamento Avançado de Disparo - AFT - para aumenta-lo acima dos ~12,5 km), a partir do Kiev T8 os DDs Russos podem escolher entre o consumível de Gerador de Fumaça ou Reparo de Casco, escolha o reparo pois lhe permitirá lidar com o dano recebido para o próximo confronto e use a fumaça nos outros tiers para perdoar um avanço errado/grande demais (quebrando a linha de visão entre você e os inimigos para imediatamente recuar);


Linha Francesa (Kléber):

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Canhoneiro De Mar Aberto, é caracterizada pela ausência do consumível Gerador de Fumaça, pela distribuição incomum de HP entre as 4 secções (permitindo que o eles sejam ligeiramente mais resistentes) e boa velocidade (inferior à soviética na comparação tier por tier, até o Tier 8, mas como o Impulso de Motor francês tem bônus de 20% ao invés de 8% das outras nações, eles recebem a "Coroa" de DDs mais rápidos) sendo assim as únicas ferramentas para lidar/minimizar os danos recebidos. Os canhões tem rotação de torre lenta e reload ligeiramente acima da média, seus torpedos tem bons arcos de lançamento e alcance (para um canhoneiro) mas com uma janela de "Stealth Torps" extremamente pequena de ~1 km devido ao ocultamento elevado (ligeiramente melhor que os Russos mas insuficiente para contestar pontos de captura como outros DDs), sua manobrabilidade não é ruim ao ponto de ser necessário o investimento pesado como os Russos (que praticamente são obrigados a usar a atualização Modificação da Caixa de Direção 3 do Slot5). No Tier 6 a linha recebe o Consumível de Impulso da Bateria Principal, que reduz o reload em 50% durante os 15s de duração, permitindo a produção de um DPM excelente (use-o para eliminar rapidamente um DD inimigo, ou para colocar dois ou mais focos de incêndios em BBs e CAs que acabaram de usar o consumível Controle de Danos) e no Tier 8 os projéteis penetrantes (AP) passam a ter um arco balístico mas plano o que permitirá penetrar com maior facilidade cruzadores em distâncias intermediárias de 8/9 km (mas cuidado, nesta distância será mais fácil ser atingido, é recomendado que avance pela direção oposta que estão apontados os canhões do alvo e sem ser detectado), o gameplay se baseia em explorar sua velocidade para chegar em posições vantajosas primeiro e fazer emboscadas com seus torpedos, para depois abandona-la em direção a segurança do alcance máximo, onde se assemelha bastante com o Russo ("assediar/irritar encouraçados (BBs) e cruzadores (CAs) com uma chuva constante de projéteis HE");


Linha Secundária Japonesa (Harugumo):

Spoiler

Canhoneiro De Fumaça, diferente do que acontece com a Linha Secundária Russa essa linha se divide no Tier 4, com uma transição clara do gameplay clássico "TorpBoat" IJN para o "GunBoat" no Tier 8, as características que acompanham toda a linha são os confiáveis torpedos japoneses, e infelizmente uma degradação gradual de sua manobrabilidade. O 1º Segmento (T5 ao 7) são "TorpBoat" que desfrutam dos mesmas características, positivas e negativas, da Linha Principal (bons torpedos, margem pra "Stealth Torps" e ocultamento, mas também lidam com os canhões de rotação e "reload" lento) com o estranho fato de ter melhor ocultamento que seus compatriotas de mesmo tier, dois detalhes que valem à pena destacar é que Shiratsuyu T7, assim como Kagero e Yugumo da Linha Principal, podem escolher entre o consumível de Gerador de Fumaça ou o Impulso no Recarregamento de Torpedos (só que a versão da Linha Secundária é superior tendo menor tempo de "cooldown" e recarga dos torpedos - de 240s pra 160s e 8s para 5s respectivamente) e que é nele em que começa a ficar mais perceptível a degradação na manobrabilidade da linha (velocidade máxima base de apenas 34 kts significa não conseguir fugir de outros DDs e CAs, até de alguns BBs, então tome cuidado com seus avanços). Com o 2º Segmento sofrendo uma completa metamorfose para o estilo "GunBoat" mantendo apenas os clássicos e confiáveis torpedos IJN ("Stealth Torps" é possível mesmo sem build focada em ocultamento) e a lenta velocidade do Shiratsuyu, mas tendo que lidar com a perda do excelente ocultamento japonês, um lançador de torpedos (que é parcialmente compensado por receber um lançador sêxtuplo no Kitakaze T9), do tempo de mudança de Leme e aceleração ruins, contudo essa perdas são mais do que justificáveis pelas novas torres Duplo Propósito 4x2 de 100mm (com o Harugumo recebendo 5 dessas belezinhas - 5x2) com DPM excelente e insana penetração HE de 30mm (para dar contexto: esse é o mesmo valor de penetração que temos em Cruzadores Leves com canhões de 152mm) que pode e deve ser aprimorada para 37mm com o uso da Habilidade de Capitão de 4 pontos Fuso de Inercia para HE (IFHE - fazendo isso será capaz de penetrar as chapas de qualquer CA e a Proa/Bow e Popa/Stern de todos os BBs, mas também o deck de alguns deles como os Britânicos e Franceses), pelo HP superior (tendo quase 5~7 mil pontos de vida à mais que outros DDs) e por ter o consumível de Impulso no Recarregamento de Torpedos em slot separado (não tendo que escolher entre ele e o Gerador de Fumaça). O gameplay do 1º Segmento é idêntico ao da Linha Principal, portanto não entrarei em detalhes, quanto ao 2º devesse usar ilhas ou fumaça (de preferência próxima de ilhas) para fazer uso de sua penetração e DPM, mas sempre ficando atento aos navios inimigos com radar e a possibilidade de torpedos disparados contra sua cortina de fumaça, enquanto faz chover um inferno de HE sobre os inimigos e usando seus excelentes torpedos como ferramenta de negação de área;


Linha Secundária Alemã (Elbing): Work In Progress

Spoiler

Work_in_progress.png

Ainda estou juntando informações sobre a linha, principalmente de quem já jogou com o T7 Z-31 e/ou com quem já pegou o T9 F. Shultz. Em breve faço o meu review da linha...

 

Edited by xavier_556
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... Muito bom seu texto, man.

Cabe ao jogador adaptar o seu jogo com os pontos fortes dos seus navios;

Algumas observações:

- A linha britânica melhora muito a partir do tier 8, no Lightning, o Jervis é um gadjah mada sem torpedos underwater, sendo assim setei meu comandante para ocultamento e ele ganhou um excelente ocultamento (5.5km) com guns razoáveis e torpedos que podem ser lançados de um em um; e com rudder responses e velocidades agradáveis, podendo ser um bom contestador de caps (por ter hydro) ... sem contar que com IFHE acho que ele pode ser um razoável gunboat.

O Cossack (premium) é um ponto fora da curva, ele já pode ser um excelente na trocação com outros DDs, embora perca em torpedos para o lightining;

Na minha opinião a linha americana é a mais 'amigável' sendo a mais equilibrada em todos os fundamentos.

 

 

  • Cool 1

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Como a linha Pan-Europeia de DD está planejada para chegar no próximo update, por um evento de acesso antecipado (como todas as outras linhas que a WG vem adicionando ao jogo), irei cobri-la no mesmo molde que fiz com as demais. Mas já que por hora eles ainda estão sobre NDA (Acordo de Não Divulgação), exceto os Stats que saíram por meio do Dev Blog no Facebook uns meses atrás, não tenho informação suficiente para fazer minha analise...

  • Cool 1

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16 hours ago, xavier_556 said:

Como a linha Pan-Europeia de DD está planejada para chegar no próximo update, por um evento de acesso antecipado (como todas as outras linhas que a WG vem adicionando ao jogo), irei cobri-la no mesmo molde que fiz com as demais. Mas já que por hora eles ainda estão sobre NDA (Acordo de Não Divulgação), exceto os Stats que saíram por meio do Dev Blog no Facebook uns meses atrás, não tenho informação suficiente para fazer minha analise...

Chuto aqui que serão DDs híbridos, quase light cruisers, não vão ter smoke, mas vão possuir AAA superior e torpedos muito rápidos, porém de baixo damage.

 

Edited by Fernando_Maluco

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On 3/3/2020 at 3:10 PM, Fernando_Maluco said:

Chuto aqui que serão DDs híbridos, quase light cruisers, não vão ter smoke, mas vão possuir AAA superior e torpedos muito rápidos, porém de baixo damage.

 

Quase tudo certo, menos o "quase light cruisers". O HP desses DDs chega a ser, às vezes, menor que HP de DD japonês.

Mas têm uma AA que rivaliza com AA de alguns cruzadores leves. 

  • Cool 1

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consegui tempo entre os dias da CW pra fazer a revisão dos PanEU, divirtam-se.... 

  • Cool 1

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boa tarde, sou novo nesse game e jogo no PC, como desmonto um torpedo ou qualquer outro consumivel e coloco em outro navio? tem alguma pagina no forum que explica isso? desde já agradeço!!

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3 hours ago, Aldo_Isabel said:

boa tarde, sou novo nesse game e jogo no PC, como desmonto um torpedo ou qualquer outro consumivel e coloco em outro navio? tem alguma pagina no forum que explica isso? desde já agradeço!!

não entendi 100% sua dúvida, você fez uma confusão entre trés coisa diferentes: Módulos (Partes do navio que são pesquisadas, exemplo: Casco, Sistema de Controle de Disparo, Lançador de Torpedos, Torres de Bateria Principal e Motor); Atualizações / "Upgrades" (Peças que são montadas e melhoram certos valores de determinado Módulos); e Consumíveis (Itens que podem ser ativos durante a partida por tempo determinado e tendo um efeito único e específico: Gerador de Cortina de Fumaça - solta fumaça na posição atual do seu navio; Controle de Dano - apaga incêndios e repara Módulos incapacitados e inundações instantaneamente);
https://wiki.wargaming.net/en/Ship:Modules
https://wiki.wargaming.net/en/Ship:Upgrades
https://wiki.wargaming.net/en/Ship:Consumables
Leia os artigos da wiki e retorne caso ainda tenha dúvidas (está todo em inglês mas a tradução automática do Google dá conta.)

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Eu notei uma diferença na apresentação dos torpedos quando estão lançados... alguns aparecem com o (pra mim) normal triangulo marcando a posição, outros com um traço sobre o triangulo, outros como um ponto... assim como em Submarinos com o M sobre o triangulo (estes imagino que sejam quando trava o alvo do sonar)...

Existe uma diferença efetiva entre estas simbologias??

 

Obrigado!!

 

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23 minutes ago, BicudoSan said:

Eu notei uma diferença na apresentação dos torpedos quando estão lançados... alguns aparecem com o (pra mim) normal triangulo marcando a posição, outros com um traço sobre o triangulo, outros como um ponto... assim como em Submarinos com o M sobre o triangulo (estes imagino que sejam quando trava o alvo do sonar)...

Existe uma diferença efetiva entre estas simbologias??

 

Obrigado!!

 

Sim, as linhas asiáticas tem acesso a "torpedos de águas profundas" que só detonam em cruzadores,porta aviões e encouraçados, são mais rápidos e tem menor visibilidade. O Asasshio tem uma versão especial que só afeta encouraçados e porta aviões.

  • Cool 3

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Pelo que sei a WG vai incluir um split na linha de DDs alemã, vão ser gunboats focados em AP e sem smoke. Deve sair mais a frente isso aí

On 8/12/2020 at 10:38 PM, NuclearEmperor said:

Sim, as linhas asiáticas tem acesso a "torpedos de águas profundas" que só detonam em cruzadores,porta aviões e encouraçados, são mais rápidos e tem menor visibilidade. O Asasshio tem uma versão especial que só afeta encouraçados e porta aviões.

O Fen Yang que é pan Asia e tier VIII possui torpedos  como os do Asashio, que só acertam BBs e CVs

 

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Gostei bastante do guia, parece bem consiso nas informações. Eu estou no processo de atualizar meu guia e queria saber se posso usar como parte desse guia suas informações. Talvez possamos montar um guia em conjunto, cobrindo fundamentos e características de cada linha? Se tiver interessado, me manda uma DM para gente conversar.

 

  • Cool 1

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@Tsundere_Thunderer pode usar a vontade, mas tome cuidado pois eu não atualizei muito os textos recentemente (o Buff na Pen HE dos DD Alemães ainda não foram colocadas) por causa da ajuda que estou dando na tradução da Wiki...

@Fernando_Maluco, eu vou fazer a mesma coisa que fiz com a linha dos DDs PanEU, vou esperar até sair a linha oficialmente para fazer a revisão pois até agora só temos a uma postagem no DevBlog#112 com os stats deles, testes deles na prática que é bom nada...

  • Cool 1

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dei uma revisão nos textos, em especial no da linha principal alemã (Z-52) já que finalmente finalizei o grind dela no inicio desse mês, mas ainda vou ficar devendo o review da linha secundária (Elbing)...

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