Jump to content
Sign in to follow this  
You need to play a total of 10 battles to post in this section.
IbukiBolinho

Atingir alvos com torpedos (?)

13 comments in this topic

Recommended Posts

Members
59 posts
2,252 battles

Apesar de jogar muito com cruzadores e porta aviões, uma classe que me interessa um pouco são os Contratorpedeiros, porque são pequenos, bonitinhos e letais. Não sei como cheguei até 55.000 de EXP no Fubuki jogando de maneira tão ruim, mas não estou contente com isso.

Atualmente, meu modo de jogo se baseia em chegar numa distância ao alcance dos meus canhões e torpedos, ficar na fumaça e atirar para "farmar dano". Caso alguém se aproxime, é "torpedo los". Fiz isso na maior parte das vezes com os DDs japoneses (sabendo que não é a melhor maneira de aproveitá-los), e percebi que é um estilo que combina mais com outros navios (com o Aigle, por exemplo, funciona perfeitamente).

Já que torpedos são as principais armas de um DD japonês, pergunto:

• No início de uma partida, o que fazer, capturar, tentar detectar ou rodar pelo campo observando a movimentação do inimigo? Normalmente eu corro para os pontos de captura. Se não houver DDs inimigos por perto, é um alívio.

• Qual a maneira mais eficiente de emboscar alvos com torpedos?

• Devo perseguir ou apenas me aproximar? Assim, perseguir seria, o inimigo está "fugindo de mim" (entre aspas, pois ele não sabe que estou atrás dele) e aproximar seria focar apenas em navios com a proa virada pra mim ou dando a lateral em meu sentido.

• Como me comportar no campo de batalha? Admito que fico rodando sem fazer muita coisa, só esperando algum navio vir pra cima, já que até canhões de outros contratorpedeiros podem me afundar sem que eu possa dar o devido troco.

• Como lançar os torpedos? Parece uma pergunta besta, mas sei lá. É certo mandar uma salva deles ou apenas dois lançadores, esperar um pouco e lançar o terceiro?

• Como lidar com cruzadores? Eles são bem manobráveis se comparado aos encouraçados. Só consegui afundar uns bem desavisados mesmo, quase inativos :x

Sinto que tenho bem mais perguntas, mas só consigo pensar nessas. Hoje joguei uma com o Fubuki só pra ver como saía e de todas as salvas de torpedo que dei, somente uma chegou perto de atingir o alvo. Faltou apenas 0.2 km ._. Vejo o pessoal postando prints com 6 ou 10 acertos de torpedos e bate uma inveja :v . Se eu acertasse pelo menos 3 por partida, já estaria bem contente :x

Extra: O que muda entre as duas linhas de contratorpedeiros japoneses?

Obs: Ainda não tenho nenhum capitão de contratorpedeiro com 10 pontos para ter a habilidade de melhorar o ocultamento.

Edited by IbukiBolinho

67
[MBR]
Members
221 posts
5,598 battles

Para os contratorpedeiros que têm torpedos de longo alcance é preciso ter paciência, às vezes você acerta várias vezes e outras muito poucas. 

1 hour ago, IbukiBolinho said:

• No início de uma partida, o que fazer, capturar, tentar detectar ou rodar pelo campo observando a movimentação do inimigo? Normalmente eu corro para os pontos de captura. Se não houver DDs inimigos por perto, é um alívio.

Primeiro detecte os navios inimigos e depois pense em iniciar a captura e nunca tente capturar alguma base sem aliados por perto, é suicídio.

1 hour ago, IbukiBolinho said:

Ilhas e navios que estão no modo reverso (navio não tem ré)

2 hours ago, IbukiBolinho said:

Devo perseguir ou apenas me aproximar? Assim, perseguir seria, o inimigo está "fugindo de mim" (entre aspas, pois ele não sabe que estou atrás dele) e aproximar seria focar apenas em navios com a proa virada pra mim ou dando a lateral em meu sentido.

Se o cara já te viu antes e ele sabe que você na cola dele, nem insista em continuar atrás dele, vá para outro lugar e foque em outros navios.

Como me comportar no campo de batalha? Admito que fico rodando sem fazer muita coisa, só esperando algum navio vir pra cima, já que até canhões de outros contratorpedeiros podem me afundar sem que eu possa dar o devido troco.

Detecção de navios inimigos conta como experiência, essa é a principal função dos DDs japoneses: lançar torpedos, utilizar cortina de fumaça para dar cobertura para você e seus aliados e detectar inimigos. Tem jogador que consegue ser o top do time sem disparar uma única vez com o Shimakaze.

Como lançar os torpedos? Parece uma pergunta besta, mas sei lá. É certo mandar uma salva deles ou apenas dois lançadores, esperar um pouco e lançar o terceiro?

Essa é difícil de repsonder, varia conforme a situação. Mas não me faça como aconteceu uma vez em que um Shimakaze aliado lançou os 15 torpedos de uma vez para destruir um Baltimore que estava offline e só foi preciso de 2 para destruí-lo.

Como lidar com cruzadores? Eles são bem manobráveis se comparado aos encouraçados. Só consegui afundar uns bem desavisados mesmo, quase inativos

Fique longe da detecção deles. De todas as nações, os cruzadores têm a opção de montar Busca Hidroacústica e você não sabe se o inimigo está com um montado ou não.

Extra: O que muda entre as duas linhas de contratorpedeiros japoneses?

Do Akizuki em diante, vão completar a linha em alguma atualização futura, são DDs com os canhões como armamento principal. O Akizuki só tem um tubo para lançar os torpedos e canhões com um recarregamento muito rápido.

• Cool 1

43
[STP]
Members
239 posts
8,171 battles

bom, eu recomendo seriamente que você leia este tópico: https://forum.worldofwarships.com/topic/156707-how-to-shimakaze/. a leitura é um pouco massante porém de muito boa qualidade (também tem um gameplay comentado da página 4: https://forum.worldofwarships.com/topic/156707-how-to-shimakaze/?page=4&tab=comments#comment-3834675)

• Cool 1

124
[URSAL]
Members
498 posts
10,421 battles

O primeiro ponto é o mapa de jogo. Cada mapa onde o objetivo for o CAP tem diversas rotas de entrada / saída que devem ser observadas. Come;ando por um mapa mais comum nos tiers mais baixos:
image.thumb.png.2103be8e708798d7ac2b873720d9af92.png

São 3 áreas para capturar e cada uma delas tem rotas de entrada e de fuga. 

Se tomar a área C como exemplo, tem duas rotas "comuns" para se posicionar para o CAP com o seu DD

image.png.0d48cdb793b0f1bf03e82066933b4cc1.png

Vindo de baixo, seguindo a rota VERMELHA você pode acessar pelo canto e fazer o cap. Uma possível rota de saída pela linha VERDE na sequencia para baixo.

Vindo de cima, seguindo a rota AMARELA você pode acessar pelo canto e posicionar para fazer o cap. Uma possível rota de saída é pela linha VERDE na sequencia de cima.

A mais comum em Tiers Baixos é você procurar se posicionar com proteção das ilhas e tentar fazer a rota imediatamente oposta ao navio alvo

image.png.197cc465f823b21bcb64dc3e33493b7d.png

Na imagem acima, você é o DD em VERDE e o inimigo está descendo em VERMELHO. A mira do seu torpedo vai lhe dar a indicação futura com um rastro para seu alvo.

LEMBRE-SE que a trajetória final dessa linha tem que estar no alcance do torpedo do seu DD, ou ele vai "morrer no costado" do navio inimigo e não vai afunda-lo.

• Devo perseguir ou apenas me aproximar? Assim, perseguir seria, o inimigo está "fugindo de mim" (entre aspas, pois ele não sabe que estou atrás dele) e aproximar seria focar apenas em navios com a proa virada pra mim ou dando a lateral em meu sentido.

Deve procurar fazer uma rota de confronto. Inimigos fugindo tendem a escapar de seus torpedos.

• Como me comportar no campo de batalha? Admito que fico rodando sem fazer muita coisa, só esperando algum navio vir pra cima, já que até canhões de outros contratorpedeiros podem me afundar sem que eu possa dar o devido troco.

Primeiro: conheça os mapas. Segundo: conheça os mapas. Terceiro: veja para onde os navios do seu time estão indo. Se você joga de DD, você é a "ponta de lança" do ataque, é o navio mais rápido e o que chega mais depressa ao inimigo. Mas também o primeiro a ver visto! Então avance, mas com cautela.

• Como lançar os torpedos? Parece uma pergunta besta, mas sei lá. É certo mandar uma salva deles ou apenas dois lançadores, esperar um pouco e lançar o terceiro?

Quando um navio "VÊ" seus torpedos a primeira providencia dele (normalmente) é girar. Se você mandar todas as salvas na mesma posição da mira e apenas mandar uma ultima atrasado, essa ultima tende a errar. Em Encouraçados eu costumo mandar as salvas todas juntas. Em Cruzadores eu mando em posições diferentes procurando prever a rota futura dele.

• Como lidar com cruzadores? Eles são bem manobráveis se comparado aos encouraçados. Só consegui afundar uns bem desavisados mesmo, quase inativos :x áreas 

Via de regra, tente ataca-los, mas com o cuidado de variar as salvas

Pra começar tá por ai. Se precisar de ajuda no jogo, meu Nick é Fabianocc. Só me chamar que dou uns rolés de DDs com você e vou lhe passando as manhas.

• Cool 2

124
[URSAL]
Members
498 posts
10,421 battles

Teve um colega que fez um tutorial muito bom aqui mesmo no forum:

• Cool 1

Members
59 posts
2,252 battles

Wou, muito obrigado pessoal, bem detalhada as informações, todas. Agora não me sinto mais tão perdido :s

124
[URSAL]
Members
498 posts
10,421 battles

@IbukiBolinho, veja esse Gameplay. Tem algumas das coisas que falei sobre posicionamento, rota de fuga e lançamento de torpedos. É um Benson T8 enfrentando navios T10

• Cool 1

Members
59 posts
2,252 battles

Opa, muito obrigado pessoal, já estou conseguindo uns resultados melhorzinhos, mesmo que ainda não consiga fazer exatamente como o planejado :v

[E sim, fui torpedado por um Bogue. Não estou acostumado com a manobrabilidade dos contratorpedeiros, era só eu zerar a velocidade e virar tudo para a esquerda :x]

Ontem desbloqueei o Akatsuki. Parece ser um ótimo navio, visto que tem três baterias e três lançadores de torpedos (gosto dessa configuração).

Captura de Tela (234).png

Captura de Tela (235).png

• Cool 1

Members
98 posts
8,077 battles

Eu também estou começando a brincar com os DDs e já senti melhoras no meu jogo com eles:

Uma boa dica com DDs é aproveitar bastante s tiers III, IV e Va para pegar as manhas, nos tiers altos a coisa fica um pouco mais difícil para os jogadores de DD os radar cruisers não perdoarão erros de movimentação dos jogadores de DD amadores;

No começo eu evitava as brigas com outros DDs eu fui tentando fazer os jogos mais na calma e sem correr riscos, agora estou mais seguro e sei me defender melhor de outros DDs hostis;

Conheça bem os mapas, com  cada um tem seus seus shoke points, rotas de fuga, etc;

Os DDs possuem peculiaridades únicas (no tutorial postado acima, está bem explicado), uns são torpedoboats, gunboats,  contestadores de caps, e os híbridos que possuem características mais equilibradas entre atacar e apoiar o time.

• Cool 1

21
[CDMX]
Members
94 posts
5,075 battles

Bom dia, 

Acrescentando.

Os DD não são uma classe de tipo de jogo universal. Vou tentar resumir o que li e vivi até agora, com as funções de cada tipo de DD.

Americanos - Apoio e captura de flags. Prós: Agilidade e longo tempo de fumaça. Contras: Balística a longa distância ( o arco pode ser bom, vc tem experiência em cruzadores americanos ? ) ou péssimo. No combate a curta distância, ~5 km, o arco é mitigado.  Outro ponto negativo são os torpedos, tempo de carga longo e curta distância. Até o Tier IX você pode torpedear outros alvos em emboscadas - ilhas - ou calculando muito bem a trajetória - com o inimigo colaborando muito. Isto porque o teu ocultamento é maior que o alcance do torpedo. Os torpedos servem para defesa e combate com outros DD ou Cruzadores. 

Meu uso: O uso de radares prejudica muito essa linha porque a ação se dá dentro da linha de 10km do inimigo... Des Moine, Clevelands, Donskoys, Edies ...  conseguem te localizar facilmente. Não vá sozinho e prepare uma rota de fuga próximo a uma ilha. 

Japoneses - Avistamento e torpedeamento. Prós: torpedos e balística. Contras: Agilidade e resistência. Tu pode capturar flags... sim, até o Montana captura, porém se fores visto já era porque tu não consegue dar a volta que nem os americanos. O negócio dos japoneses é observar e torpedear. Se usar a fumaça para torpedear, já era, o inimigo vai saber que tu está lá e dar a volta... simples assim. A balística é ótima e a chance de fogo boa. 

Meu uso: não use os canhões antes de ser detectado... não seja detectado... observe e torpedeie. 

Russos - A classe de DD russos são descritos como mini-crusadores ou artillery destroyers ( artilharia ). Prós: Balística e velocidade. Contras: Ocultamento. Os Soviéticos são como os americanos mas não muito ágeis. A chance de fogo é ótima. Ocultamento é ruim é a pior entre todas as nações, mas a resistência por vezes compensa. A função desta linha é caçar outros destroyers e apoiar, a média distância, a frota. 

Meu uso: Fumaça, velocidade e pew pew... 

Britânicos, franceses, Pan-Asian e germânicos ... Combinações das características acima. A linha germânica é totalmente hibrida ( mistura entre o americano e o japonês ) mais hidroacústica. 

Tem as variações dentro da mesmo país: por exemplo o Akizuki é um gun-boat melhor e mais resistente que qualquer americano, porém é japonês. O ocultamento é ruim... seria um soviético então...? Vai do gosto de cada um.

----

Então, as respostas ao tópico principal dependem do tipo de linha que você vai pegar, tipo de mapa e escalação do time adversário - radar ? - e principalmente o teu time.  

Jogar com DD é jogar no limite. Se tu recuar muito, fica inútil e se avançar demais e for pego, principalmente no inicio, te afundam. Times chatos vão pedir pra tu capturar flags impossíveis, com cruzadores atrás das ilhas prontos pra te pegar.  Detectar o inimigo, ocultar o time com fumaça e torpedear quem avança é mais útil que tentar capturar uma bandeira... explodir e enquanto afunda ver o teu time abandonar a bandeira sendo recapturada pelo inimigo. 

---

Farragut - ótimo gun boat 

Benson Tier VIII é o mais equilibrado - hibrido - de todos os destroyers. O Fletcher é equilibrado e o mais poderoso de todos, porém é tier IX. Vale a pena ir até lá. Agora botaram torpedos do fletcher no Gearing, é promissor, mas não jogei suficiente para recomendar. 

O Assashio é um ótimo torpedo boat, o melhor contra BB.

O Kagero é bom torpedo boat também.

---

Abraço

Members
59 posts
2,252 battles

Opa, muito obrigado. Acho o Fletcher muito bacana (por causa do Fletcher da vida real), Zuki (Akizuki) e Asashio também, mas tier 8 é meu limite como jogador free :x (tier 8 devora créditos, só consigo alguma coisa com o Mogami, por enquanto). Talvez futuramente eu dê uma chance aos contratorpedeiros americanos.

Fico contente em saber que apesar dos torpedos serem seus armamentos principais, um contratorpedeiro japonês deve mais "observar". Ontem joguei uma de Akatsuki em que eu estava meio vesgo com os torpedos. Acertei um num Dallas com muita sorte. Fiz só 18000 de dano no total junto com os canhões (acho) e mesmo assim deu pra pagar o custo da partida, com mais 40000 de lucro, isso capturando dois pontos e detectando só duas vezes, imagina se eu tivesse feito mais >< .

O negócio é continuar treinando. É irônico que as classes de navios que mais admiro são as que eu menos sei jogar (contratorpedeiros e porta-aviões) :v . 

• Cool 1

43
[STP]
Members
239 posts
8,171 battles

só uma correção sobre os US DDs, o resto é apenas minha opinião...

On 07/07/2018 at 11:42 AM, Rodrigo_Godoy said:

Americanos - Apoio e captura de flags. Prós: Agilidade e longo tempo de fumaça. Contras: Balística a longa distância ( o arco pode ser bom, vc tem experiência em cruzadores americanos ? ou péssimo). No combate a curta distância, ~5 km, o arco é mitigado.  Outro ponto negativo são os torpedos, tempo de carga longo e curta distância. Até o Tier IX você pode torpedear outros alvos em emboscadas - ilhas - ou calculando muito bem a trajetória - com o inimigo colaborando muito. Isto porque o teu ocultamento é maior que o alcance do torpedo. Os torpedos servem para defesa e combate com outros DD ou Cruzadores (Mahan T7 com seu módulo de torpedo pesquisado tem range de 9,2km. o problema de seus torpedos é a velocidade baixa (55kts), seu uso não se limita apenas em emboscadas ou para alto defesa, mas de fato para acertar um alvo com essa velocidade de Torps tem que contar com a falta de atenção do inimigo (não ser detectado ajuda muito nisso). após pesquisar o módulo de torpedo do Fletcher seu alcance e velocidade melhora pra 10,5Km e 66kts).

Meu uso: O uso de radares prejudica muito essa linha porque a ação se dá dentro da linha de 10km do inimigo...  Des Moine, Clevelands, Donskoys, Edies ...  conseguem te localizar facilmente. Não vá sozinho e prepare uma rota de fuga próximo a uma ilha. (radar prejudica todos os DDs, mesmo Shimas e Yugumos com seus Torps de 12Km são afetados porque quanto mais perto você lançar seus torpedos, menor é o tempo de viagem até o alvo e menor será o espaçamento entre os torpedos (ou seja, menor o tempo que o alvo pode alterar o curso e menor será o espaço que o alvo terá para passar entre os torpedos.
Meu uso de DDs é muito semelhante, Detectar o inimigo, Atacar com Torps e luta pelo Cap. a única diferença é que com os US DDs eu tenho maior capacidade de lidar com outros DDs em uma GunFight e mais opções de como fazer DMG. Exemplo: se a situação for favorável (1 DDs e sem Radar's Ships por perto) você tem a opção de usar sua fumaça e incendiar 1 ou 2 navios. mas preste atenção, se fizer isso os inimigos provavelmente ficarão mais atentos a possíveis torpedos e tem o risco de sua fumaça ser torpedeada ou ser iluminada por radar).

On 07/07/2018 at 11:42 AM, Rodrigo_Godoy said:

Japoneses - Avistamento e torpedeamento. Prós: torpedos e balística. Contras: Agilidade e resistência. Tu pode capturar flags... sim, até o Montana captura, porém se fores visto já era porque tu não consegue dar a volta que nem os americanos. O negócio dos japoneses é observar e torpedear. Se usar a fumaça para torpedear, já era, o inimigo vai saber que tu está lá e dar a volta... simples assim. A balística é ótima e a chance de fogo boa. (os IJN DDs tem o melhor ocultamento do Tier, a vantagem de ocultamento é sua principal ferramenta em uma luta pelo Cap, porque se você consegue manter o DD inimigo detectado de modo que você não seja spotado, permite que os CAs/CLs do seu time foquem nele sem que você receba dano. o problema com os IJNs é que caso você seja detectado seus canhões não serão de muita ajuda (rotação de torre e reload ruim), porém é possível mitigar isso com Adrenaline Rush e Expert Marksman, buscando sempre fazer KiteAway com o DDs inimigo (use o Engine Boots, o Hax WASD e pare de atirar para desengajar da GunFight caso ela não seja mais favorável para você). já perdi a conta que quantos DDs subestimaram as guns IJNs e caíram na armadilha do KiteAway... :Smile_teethhappy::Smile_playing:)

Meu uso: não use os canhões antes de ser detectado... não seja detectado... observe e torpedeie. (sim, não dispare sem ser detectado, mas caso seja, não tenha medo de trocar HP com outro DD, principalmente quando estiver fazendo KiteAway em direção de CAs/CLs aliados...)

bom, só joguei com os DDs US e os INJ da linha principal, então não comentarei sobre os outros DDs... :Smile_honoring:

• Cool 2

21
[CDMX]
Members
94 posts
5,075 battles

Certamente.

Após o Benson ( ou o Mahan ) é possível o torpedeamento em oculto. O Fletcher é muito bom seus torpedos tem alcance, velocidade e o tempo de carregamento pode ser bem curto, com melhoramentos de capitão e navio. A combinação desses fatores faz dele o DD mais completo do jogo. Mas me esqueci de mencionar isso, boa correção.

Ainda, o radar prejudica a todos mas a linha de destroieres desenhada para o combate nos caps é a americana ( + Lo Yang ) e por isso a mais visada. No entando, em grandes mapas com caps de grandes diâmetros, fica diminuído esse handicap. É possível ganhar a bandeira no começo de uma batalha em um cap cercado de montanhas ? Sim,  se não houver radares e a tua frota estiver apoiando. Contudo, é um tipo de tática que resulta em jogos curtos. Talvez, o radar desempenhe uma função de retardar a captura das bandeiras, justamente impedindo que os DD avancem muito cedo.

O ocultamento dos japoneses é eficaz justamente para "spotar" outros DD para que a frota dê conta. Dá pra ganhar " no tiro " de outro DD? Sem dúvida, mas me parece ser uma arma anti-BB essencialmente.

O gun fight depende do número de navios de apoio e do mapa. 1vs1 USN DD ou RU DD são os melhores. 

Me esqueci de mencionar como são versáteis os PASIA DD. O tempo de fumaça, e os torpedos são diferentes. São tipo USN DD ( tipo, velocidade, balística ) em sua maioria. 

Concordo com as observações porém, as linhas de DD são desenhadas para desempenhar um papel e todas elas se complementam. Por exemplo, aquele tipo de uso de IJN DD citado é perfeitamente viável, contudo, você pode ficar fora de posição para usar o que tem de melhor naquele tipo de embarcação que são os torpedos. Já usando os RU DD, não importa que você fique longe da frota inimiga já que a balística compensa a distância. Mas cada cenário é diferente e tudo que estamos falando aqui depende muito da situação, contudo, os usos apontados são os mais comuns por assim dizer.

Abraço a todos.

Edited by Rodrigo_Godoy
  • Cool 1

Sign in to follow this  

• Recently Browsing   0 members

No registered users viewing this page.