Jump to content
You need to play a total of 10 battles to post in this section.
Livnick

Guia geral de contratorpedeiros

11 comments in this topic

Recommended Posts

33
[C4]
Members
63 posts
13,928 battles

Olá a todos, bem vindos ao guia geral de contratorpedeiros! Como base vou tomar o jogo em seu estado atual (0.7.4.1), e atualizando a medida que as coisas forem evoluindo.
Objetivo deste guia é mostrar os papeis mais gerais e builds específicas para DDs, dividindo eles de acordo com sua funcionalidade, mostrando builds recomendadas de capitão e oferecer exemplos de navios que desempenham certos papeis, no final inclui algumas dicas de como melhorar sua performance (que podem ser futuramente expandidas ou se tornarem um post a parte, dependendo do feedback).

O Básico sobre Contratorpedeiros (DD):

No geral, DDs são uma classe de navios que possui um ocultamento excelente* e possui em seu arsenal torpedos, velocidade* e manobrabilidade*. Você deve ter notado os asteriscos, toda vez que colocar eles quer dizer que há exceções a regra,  mas não se preocupe ainda. DDs são scouts*, com capacidades de detectar navios, contestar caps, combater DDs inimigos e lançar ataques ocultos contra navios capitais (Encouraçados, Porta-Aviões, etc). Esses são papeis básicos de todo o DD, e no geral seguir essas regras vai ajudar e muito a sua equipe assim como a você melhorar sua jogabilidade.

Nem todos os DDs nascem iguais...

Então, eu tinha dito dos asteriscos, certo? Pois é, nem todos os DDs são iguais em sua jogabilidade, e alguns jogam de forma tão distinta que os torna muito diferentes dos demais. Para ajudar o entendimento e evitar que tenhamos que falar de todos os DDs do jogo e suas características em detalhes, podemos classificar eles de acordo com seus traços gerais e como fazer melhor uso das características de cada navio dentro de sua build.

Apresentando o gráfico.

Para ajudar o entendimento, elaborei este gráfico simples que divide em dois eixos: tipo de armamento mais eficiente e distância ideal de combate. A ideia dele é trazer uma ideia geral de onde DDs em geral acabam por cair e ajudar a explicar a diferenças nas builds de cada navio. "Livnick, isso quer dizer que meu DD só pode cumprir este papel?" Minha reposta para isso seria "não". No geral, os exemplos que darei são de DDs melhor adaptados para certas tarefas, mas isso não significa que sejam incapazes de fazer qualquer outra coisa. Leitura de jogo e posicionamento são fundamentais para o sucesso de um DD, e se isso quer dizer que você vê uma oportunidade de virar uma cap com seu Khabarovsk, faça isso.

 

image.thumb.png.4ead1d70880e99f48f50489a151bb919.png

Bem simples, não é? Agora vamos colocar os DDs de acordo com suas características dentro do gráfico.

Contestadores de Cap (Cappers):

Ainda que o papel geral de um DD seja tomar controle de um objetivo, existem aqueles que são melhor equipados para esta tarefa do que outros. No geral são DDs que possui a vantagem em combates em curta distância e tem a artilharia para enfrentar qualquer DD que tente contestar o ponto de captura. As vezes eles possuem consumíveis (hidroacustica ou radar) que trazem uma vantagem sobre o oponente o que os torna mais eficazes em virar caps para sua equipe.
Exemplos: Z-52, Lo Yang, Z-39, Black, Haida.
Ao jogar com um deles exerça o controle da cap e use suas ferramentas para afastar qualquer tentativa de contestação de cap por parte de DDs da equipe adversária.
Build Genérica

Torpedeiros (Torpedo-Boats):

São DDs com excelente ocultamento e letal armamento de torpedos, geralmente com alcance e recarga decentes, capazes de danificar ou forçar reparo em Battleships ou mesmo sem acertar algum torpedo forçarem o adversário a se reposicionar, favorecendo sua equipe. São comumente vistos como DDs negadores de espaço, por conta do volume de torpedos que podem ser lançados em um curto espaço de tempo em certas áreas do mapa.
Exemplos: Shimakaze, Shiratsuyu, Asashio, Yugumo.
Ao jogar com estes navios, use de seu ocultamento para se posicionar em locais vantajosos para você e sua equipe (canto do mapa não é local vantajoso), detecte navios inimigos, leia a equipe inimiga e reconheça quando eles começarem a avançar em um corredor e encha a posição de torpedos. Depois disso espere e veja seu indicador de hits de torpedo e seu indicador de dano causado aumentando :)
Build Genérica

Contratorpedeiros Artilheiros (Artillery DDs):

São Contratorpedeiros com excelentes canhões,  balística de longa distância e velocidade, enquanto abre mão de seu ocultamento e torpedos. São aqueles muitas vezes vistos como os mais egoístas, mas para ser justo eles cumprem um papel importante. Geralmente ficam nos flancos, constantemente disparando em mar aberto e causando incêndios com seu armamento PE (HE). Com isso, eles acabam atraindo para si muito fogo inimigo, e permite que sua equipe possa concentrar fogo no oponente sem se preocupar tanto com fogo de retorno. São DDs que "farmam" medalhas como "Secador" , "Calibre Grosso" e "Confederado", ainda que não contribuam tanto para capturar objetivos.
Exemplos: Khabarovsk, Udaloi, Tashkent, Haregumo.
Ao jogar com eles, seu objetivo é causar a maior quantidade de dano possível em battleships, enquanto mantendo distância. Geralmente não são navios que gostam de combates de curta distância e por isso o ideal é evitar combates assim fazendo o famoso "kitting".
Build Genérica

Contratorpedeiros de Suporte (Support DDs):

São contratorpedeiros que jogam em sinergia com a equipe, e oferecem grande ajuda quando combinados com outros DDs. Eles apoiam DDs ao tomar objetivos, usando fumaça e até mesmo com Fogo AA para ajudar a combater ataques aéreos. São DDs que acrescentam muito valor em divisões e não é a toa que são comumente usados por equipes competitivas de World of Warships.
Exemplos: Benson, Gearing  Mahan, Fletcher, Kidd.
Ao jogar com eles, busque ser o jogador que apoia seus teammates. Apoie DDs ao tomar objetivos, use Fumaça para ocultar seus cruzadores. Por geralmente serem navios bem versáteis, enquanto você espera a próxima fumaça, recarregar, detecte oponentes, lance ataques de torpedos, ataque e defenda caps.
Build Genérica
Build anti-aérea

Contratorpedeiros Híbridos (Hybrid DDs):

Aqui vale uma nota para contratorpedeiros híbridos, capazes de transitar entre duas categorias, dependendo da build e situação da batalha. São navios que nas mãos corretas podem cumprir essas funções sem muitos problemas. É o famoso "pau para toda obra", bom em quase tudo mas sem ser especialista de nada.
Exemplos: Leningrad, Grozovoi.
Ao jogar com eles, valorize sua versatilidade e cumpra as funções que sua equipe mais necessita naquele momento. Adapte seus planos de acordo com a batalha e mantenha em mente quais suas prioridades em cada momento.
Build Genérica

Mas os torpedos Deep-Water?

DDs Pan Asiárticos vieram trazendo diversidade ao jogo com um estilo diferente de jogabilidade. Suas fumaças são mais voltadas para uso individual e os torpedos DW são o pesadelo de cruzadores e BBs, mas não para DDs. Por este motivo, tenha em mente que você tem essa desvantagem em um duelo DD x DD. Se use de kitting e evite duelos que te deixem vulnerável a ser atingido por torpedos, já que você não pode torpedear de volta.

Como fica o gráfico?

No gráfico estarão ao menos 1 representante de cada classe para que você tenha uma melhor ideia de como cada DD costuma se portar em batalha.

image.thumb.png.f20a498b1458e1ed2d7defebf79dff75.png

Um mundo hostil o aguarda...

Bem, sabendo de tudo isso, como ajudar a melhorar o desempenho como DD. Aqui vou passar algumas dicas simples, bem como pincelar temas como radar (caso queira uma análise mais específica em como sobreviver no mares com Radares, recomendo muito este post de minha autoria onde coloco algumas dicas). Bem, vamos lá.

Como dito anteriormente, ao saber qual DD e qual seu desempenho esperado em batalha, é necessário saber quais são suas prioridades e como ajudar sua equipe nos primeiros instantes. Primeiro, verifique o modo de batalha (possui bandeiras, é epicentro, é batalha standard) e pressione TAB para verificar a equipe adversária e sua composição. Quantos DDs eles tem? Quantos DDs sua equipe tem? Há porta-aviões na partida? Qual a detecção dos DDs na partida (uma vantagem importante sobre os outros é saber de cor quais DDs você tem vantagem de ocultamento, mas isso vem com a prática.)? Com essas informações em mãos você já começa a imaginar como abordar a partida.

Caso você se encontre abençoado pelo MM e se encontre numa batalha com 1 ou sem nenhum radar, você é um dos DDs com menor ocultamento e não há nenhum porta aviões, se considere alguém de sorte, nada te impede para ser mais agressivo e avançar para prover sua equipe com informação na forma de detectar movimentos inimigos.

Porém, o caso acima é a exceção raríssima. A medida que se sobe de tier, mais radares podem ameaçar seu estilo. Ou você está com um DD que abre mão de ocultamento, o que faz tomar bases ser algo mais complicado. Nesses casos, seja um pouco mais conservador ao avançar (mas avance de igual forma) para prover sua equipe com seu spot. Caso você tenha o ocultamento mas há radares na partida, os quais você ainda não sabe onde estão ainda, procure posições onde você possa tomar a cap, mas possa também fugir rapidamente caso esteja sob efeito de radar. Mas principalmente uma dica valiosa, que espero que você tire desta discussão:

-Sua vida não vale a cap que você captura.

Ou seja, não sacrifique seu navio para virar uma cap, em maior parte dos casos é uma troca que não vale a pena, já que sem você, a equipe perde spot e perde capacidade de virar caps. Jogue seguro, saiba onde seu inimigo está e tome decisões de acordo. Apenas essa dica já irá te ajudar muito na sobrevivência e influência que você terá para sua equipe.

 

-Como saber se seus torpedos irão ter alcance para atingir o alvo por meio do minimap?

Um problema recorrente para jogadores de DDs nos tiers intermediários é lidar com torpedos com alcances de torpedo um pouco maiores ou até iguais ou um pouco menores do que seu ocultamento é como usar os torpedos. Afinal, se meus torpedos tem alcance de 6,4 km mas minha detecção é de 6,8 km é impossível que eu acerte torpedos sem que eu prepare uma emboscada ou ataque de forma suicida meu alvo. Será? :)

Vamos presumir que seu alvo está navegando em uma trajetória linear ou fácil de ser prevista. A primeira coisa que você precisa fazer é se colocar em uma posição que o navio desejado esteja se aproximando de você. Ataques a navios que estão fugindo já são difíceis com torpedos de longa distância, imagine com os de curta. Então temos aqui o primeiro ponto. Posicionamento.


Com seu alvo selecionado você agora precisa saber se seus torpedos vão ou não acertar o alvo. Para isso, de uma olhada no minimapa. Ele irá te trazer duas linhas (que colori para ajudar um pouco). Uma delas é onde o centro de sua câmera (ou seja, sua mira) está apontando - laranja. A outra mostra a direção que o navio está percorrendo atualmente (azul). O ponto onde elas se encontram é onde seus torpedos irão atingir. Com isso em mente, tudo que você precisa fazer é verificar se essas linhas se cruzar dentro ou fora do raio de alcance dos seus torpedos (Caso não tenha ativado, recomendo que ative, ao clicar em batalha na roda dentada ao lado do minimap e selecionar a opção para habilitar o raio).

torpedos2.png.690b81989a9866ee5e7d768ccc165247.png

(Situação 1: as linhas se cruzam fora do raio dos torpedos. Seus torpedos vão chegar ao alcance máximo antes de atingir o alvo)

 

torpedo4.png.cad390a8dcf774aedbf0669fc3961900.png

(Situação 2: As linhas se interceptam dentro do circulo. Seu ataque tem uma boa chance de ter sucesso).

Após lançar seus torpedos, tente não alertar o alvo se sua presença e aguarde até sua tela se encher com torpedos.

 

Bem, espero que o guia ajude a entender melhor o papel e variações de contratorpedeiros dentro de World of Warships, bem como ajude a melhorar sua performance. Este guia não é definitivo, pois ainda há elementos que não foram levados mencionados, mas espero que sirvam como linha geral para ajudar a entender melhor seu papel como um DD (e suas variações), bem como treinar seu capitão de acordo com o navio e estilo de jogo que você quer, assim como ajudar aqueles que desejam subir uma linha mas não sabem bem como jogar com os navios da linha.

Obrigado pela leitura, e tenha um ótimo dia!

Edited by Livnick
Adicionada dica de como usar minimap para determinar se torpedos tem alcance
  • Cool 7

Share this post


Link to post
Share on other sites
33
[C4]
Members
63 posts
13,928 battles

Obrigado :)

Expandir em que sentido? Expandir para outras classes de navios?

Share this post


Link to post
Share on other sites
8
[MB-BR]
Members
41 posts
9,896 battles

Muito boa a sua matéria. Parabéns. Para quem está começando no jogo assim como  eu é uma matéria de grande serventia e com ótima qualidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites
0
[FEB]
Members
3 posts
4,858 battles

Muito bom esse guia! Alguém pode me responder porquê os torpedos do asashio só acertam os encouraçados?

Edited by igusmao

Share this post


Link to post
Share on other sites
0
[FEB]
Members
3 posts
4,858 battles
1 minute ago, igusmao said:

Muito bom esse guia! Alguém pode me responder porquê os torpedos do asashio só acertam os encouraçados?

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
99
[BTRDS]
Members
362 posts
10,756 battles
9 hours ago, igusmao said:

Muito bom esse guia! Alguém pode me responder porquê os torpedos do asashio só acertam os encouraçados?

BBs e CVs, ele tem torpedos com alcance de 20km e detecção da 0,9km (tempo de reação de 5,2s (), isso sem levar em conta a build da capt.)
se esses torps tivessem a capacidade de atingir CA/CLs, asashio seria quebrado d+
PS: asashio/harezake/kagero já tem o melhor ocultamento do MatchMaker que eles caem (5,4km)

Share this post


Link to post
Share on other sites
33
[C4]
Members
63 posts
13,928 battles

Preciso atualizar este post com os novos DD's IJN (que no meu ver entram como artilheiros devido a seu foco em armamento principal). Assim que tiver tempo, irei atualizar o post com essas informações. Lembrando que críticas e sugestões são sempre bem-vindas. :Smile_Default:

Edited by Livnick

Share this post


Link to post
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×