Sign in to follow this  
Followers 0
LeMetal

"Navios Inimigos Abusando da Invisibilidade: Tática Válida ou Apelação?"

• You need to play a total of 10 battles to post in this section.

31 posts in this topic

Posted (edited) · Report post

INTRODUÇÃO AO TEMA

"Quem joga há bastante tempo e com certa frequência, já deve ter se deparado com situações chatas em que ao mirar e disparar contra um navio inimigo - de repente ele desaparece e logo reaparece em outro ponto assim conseguindo evitar ser atingido em cheio! Entre outras situações muito frustrantes e irritantes, também há aquela em que toda a frota inimiga joga o tempo todo de modo invisível não dando a menor chance em contra atacarmos e nos defendermos desses verdadeiros (navios fantasmas)."

APRESENTAÇÃO

Caros amigos e parceiros de batalhas do WOWs, antes de mais nada, cabe-me ressaltar que em virtude de alguns equívocos de interpretação sobre qual realmente seja o objeto de discussão proposto por mim neste tópico, tomei como melhor reformular todo o texto que se refere ao assunto relacionado ao tema e de forma que fique melhor compreensivo ao entendimento dos participantes.

Cabe-me ressaltar ainda, que sou novato no game, sendo que jogo há apenas pouco mais de um ano e quatro meses. Não sou um entusiasta, tão pouco tenho tempo e por isso costumo jogar mais nos finais de semana e feriados. Enfim, decidi jogar o WOWs, pois desde criança sempre fui apaixonado por jogos de guerra, especialmente “batalha naval”; mas também por ver que no game há muitos participantes como eu; ou seja, uma galera que já passou dos 40 de idade e que gosta das mesmas coisas (RS!)

Também sou novato aqui no Fórum. Aliás, não costumo participar de fóruns de discussão; pois percebo que não importa qual seja o tema ou objeto de discussão proposto, se por um lado há participantes sérios que expressam suas opiniões de forma respeitosa e que sempre buscam contribuir com ideias e sugestões realmente construtivas – por outro lado, também sempre há uma minoria de participantes que preferem frequentar esses fóruns para outras finalidades, as quais, fogem do contesto do assunto e da real finalidade a que se destina a criação desses fóruns. Contudo, sendo participante do game, também decidi fazer uma breve participação neste fórum, não sendo a título de fazer alguma reclamação, queixa ou denúncia pessoal contra outros participantes e tão pouco contra o game. Venho apenas prestar a minha contribuição relatando alguns aspectos e situações vivenciados por mim durante minhas participações no jogo; mas de forma como todo mundo faz aqui no fórum; ou seja, de forma aberta para que todos possam avaliar e expressar suas opiniões sobre o assunto proposto por mim. No entanto, ao propor esse tema em questão, eu não esperava que de imediato ele fosse gerar tantos equívocos de interpretação e tantas divergências de opiniões; sendo que até peço desculpas para muitos participantes por qualquer expressão mau utilizada por mim aqui. Ou que talvez tenha dificultado a compreensão do assunto proposto.  Ou ainda, que talvez até tenha passado a impressão equivocada de que talvez eu estivesse atribuindo acusações a outros participantes; haja visto que nem de longe seja essa a minha intenção e foco no assunto. Bem por isso, que decidi reformular todo texto. Mas então, vamos ao que interessa!

INTRODUÇÃO AO ASSUNTO

Quando decidi trazer esse tema e assunto para dentro do fórum, (abuso de um suposto recurso de invisibilidade por parte de equipes adversárias com as quais jogamos), observei que muitos participantes, em sua maioria, dando a clara impressão de se tratar de uma galera que joga o WOWs há muito tempo, (até sejam veteranos de guerra), e que, portanto, demonstram conhecer afundo todos os aspectos técnicos do jogo – expressaram uma profunda estranheza quanto ao que talvez realmente possa ser essa tal “invisibilidade” a que me referi neste tópico. Houve uma explosão de divergência de opiniões, sendo que alguns sugeriram que talvez eu estivesse confundindo o que relatei ter presenciado em algumas partidas, com determinados efeitos visuais, circunstâncias e situações geradas por alguns atributos inerentes aos fatores e recursos de ocultação, detecção e spotagem atribuídos às categorias de navios do jogo e dos quais eles podem usufruir como tática de defesa e ataque. Também houve quem inclusive sugeriu que isso não existe e que o que descrevi possivelmente talvez estivesse sendo gerado por problemas de conexão na minha internet e ou no meu computador. Por fim, como é perfeitamente normal e algo que sequer vale a pena questionar, também teve alguns mais exaltados que aproveitam qualquer chance e oportunidade para se aparecer, não sendo dando opiniões, ideias e sugestões válidas e construtivas; mas atribuindo ironias e desmerecimento a participação e opinião alheia. Mas enfim, busquei apenas me valer das opiniões e sugestões válidas, além de realizar muitas pesquisas em diversas fontes para tentar chegar a um entendimento do que talvez possa ser essa questão de invisibilidade que presenciei em algumas partidas; sendo que, inclusive, submeti minha conexão de internet e computadores a rigorosos testes por meio de sofisticados procedimentos técnicos que se conhece e dos quais disponho, afim de averiguar se realmente havia algum tipo de defeito ou problema na minha conexão de internet e computador que uso pra jogar WOWs, conforme me foi sugestionado por alguns participantes; haja visto que atuo na área da TI e Design (Graphic Design, Motion Design e Game Design); portanto, posso apenas afirmar que nada de errado encontrei com a minha conexão de internet (speed / Ping / FPS / DNS / Banda Larga...), computadores, softawres, nem com o próprio game.

Diante do aqui exposto por mim, me restou apenas justificar que, conforme fiz questão em esclarecer logo no início, “realmente sou apenas um jogador amador iniciante e de fim de semana no jogo.” Mas apesar do pouco tempo de participação e de experiência que adquiri até então, tenho observado que ele possui muitos macetes e recursos que o tornam tão atrativo, prazeroso de se jogar e que por isso tenho buscado ao máximo estudar e aprender seus conceitos, recursos e técnicas de jogabilidade.

Compreendo perfeitamente o que seja, como funciona, quais são as vantagens, desvantagens e limitações dos recursos de ocultação, detecção e spotagem atribuídos a cada categoria de navio disponível no jogo, sendo parte dos atributos inerentes a mecânica de combate e de defesa desses navios. Portanto, até posso admitir que talvez eu realmente esteja confundindo essa tal “invisibilidade abusiva” que descrevo como sendo, de certa forma, algo estranho e intrigante presenciado por mim em algumas partidas, simplesmente com algum atributo ou recurso, (alguma atualização, disponibilização de novos consumíveis e ou ampliação de experiência adquirida gradualmente pelos comandantes dos navios), os quais, visam ampliar esses fatores de ocultação, detecção e spotagem dos navios. Contudo, ainda que talvez realmente seja essa a questão que explique essa tal invisibilidade a que me refiro – “ao propor esse tema, o meu foco não foi saber qual navio possui mais ou menos atributos de ocultação e indetectabilidade como tática de defesa e de ataque;  quem pode e quem não pose utilizar mais ou menos esse recurso; ou ainda, em que circunstancias esse recurso pode e deva ser utilizado pelos competidores. Mas o meu foco e interesse foi apenas propor uma discussão sobre seus limites de uso; ou seja, até que ponto pode ser considerado como tática válida e até que ponto pode ser considerado como apelação e forma de sempre se obter vantagem sobre os demais participantes durante as partidas; ainda que de forma que, seja voluntária ou involuntariamente, esse fator acabe gerando prejudicialidade para outros participantes; ou seja, de forma a priva-los do mínimo que seja de chances e oportunidades que lhes sejam atribuídos no jogo em atacar, contra atacar, se defender de seus adversários e até alcançar suas vitórias – (não dependendo necessariamente da categoria, nível e poder de seus navios quando equiparados aos dos oponentes, mas considerando mesmo quando suas chances e oportunidades sejam mínimas); haja visto que, quem se “utiliza abusivamente desse recurso de invisibilidade” a que me refiro, é de forma consciente pois considera que por meio dele, sempre prevalecerá sobre qualquer oponente que enfrentar em qualquer partida não importando se o navio do oponente até possa ser superior ao seu; pois entende que através desse recurso de invisibilidade pode navegar, atacar e afundar seus inimigos (um a um) livremente e facilmente, ainda que passando desapercebido, ainda que não correndo riscos ou se expondo o mínimo possível aos riscos em ser interceptado, atacado e afundado por seus algoz.

ASSUNTO

Quem já está acompanhando este meu tópico desde o início sabe do que estou falando, mas para quem está acessando pela primeira vez e sentiu algum interesse no assunto mas ainda não entendeu direito do que realmente estou falando, passo agora a fazer uma descrição detalhada sobre o que realmente seja essa questão do “uso do recurso de invisibilidade” a que me refiro e que considero como sendo, de certa forma, abusivo e apelativo. Tirem suas próprias conclusões a respeito, sinta-se a vontade em opinar, dar ideias e sugestões a respeito; mas preferencialmente, de forma educada, sem ironias e especialmente respeitando a opinião de todos independentemente se seja igual ou oposto ao seu ponto de vista e opinião.

Comecei a observar esse tipo de situação há cerca de dois ou três meses, praticamente em quase que em todas as partidas e em qualquer das modalidades de batalha do game; entretanto, coincidentemente e estranhamente, (não me perguntem por que), mas depois que propus esse assunto no fórum, recentemente quando entro nas partidas, por vezes, observo que esse tipo de situação parece estar ficando um pouco mais moderada. Conforme propriamente dito, reconheço que por conta do meu pouco tempo de experiência no jogo, (não compreendendo muitos dos termos técnicos, siglas e abreviações das que os veteranos se utilizam), portanto até posso estar confundindo uma coisa com outra pelo o que observei e descrevo aqui, como sendo algum tipo de atualização, disponibilização de novos consumíveis e até atributos das experiências adquiridas pelos comandantes dos navios a cada batalha, como sendo atributos que ampliam a capacidade de ocultação e indetectabilidade de alguns navios. Contudo, ao que se refere ao tal fator de invisibilidade a que me refiro e descrevo, observo os seguintes fatores contraditórios a muitos aspectos dos que se tenha proposto até agora como explicação; sendo que "exclusivamente nessas situações" observa-se que :

1) A princípio, não posso afirmar se esses indivíduos que se utilizam abusivamente desse recurso de invisibilidade como tática de defesa e de ataque sejam de outras ou de mesma nacionalidade que a nossa; haja visto que se valendo de suas razões pessoais, muitos brasileiros se utilizam de nicknames fictícios e até de origem estrangeira. Também não posso afirmar se trata-se daqueles bots (normalmente) identificados com a cor rosa; pois a identificação observada é a de qualquer participante humano; ou seja, em cor vermelha que identifica a equipe adversária.

2) O uso do referido recurso de invisibilidade, ocorre de forma livre, indiscriminada e, na maioria dos casos observados, independentemente de todos os fatores que se conhece e que se divulga como sendo os que determinam a forma de utilização e tempo de uso desses atributos inerentes aos recursos de ocultação, detecção e spotagem disponíveis no game de forma distinta para cada categoria de navio; sendo que esses jogadores se valem desse recurso quando e como bem entendem, tanto como tática de ataque como de defesa, haja visto que possuem a liberdade em ficar invisíveis pelo tempo que bem entendem, independentemente dos fatores de distanciamento, uso de ilhas e montanhas, uso de consumíveis como o de dispersão de fumaça, entre outros; podendo estar ou sair dessa condição quando estão ou não disparando suas armas contra os adversários.

3) Não existe limitações ou distinções quanto a categoria e nível de tier dos navios que se utilizam desse tipo de recurso; sendo que em muitos casos, observa-se que jogam de modo muito organizado, navegando sempre agrupados e mantendo a invisibilidade como tática de ataque e de defesa quase que o tempo todo de cada partida e de forma a facilitar que possam dizimar seus oponentes (um a um), não sendo detectados e com isso correndo riscos mínimos de serem contra atacados e atingidos – não dando aos oponentes, a menor condição e chance de defesa.

4) Em algumas partidas, se observa que suas equipes são formadas, em sua maioria, por poucos contratorpedeiros, cruzadores e cerca de 5 ou 6 encourados de níveis de tier a partir do Tier VII / VIII / IX (de nacionalidades variadas). Daí é certeza absoluta de que a partida será muito breve e que a derrota é certa; pois além de poderosos, jogam a maior parte do tempo invisíveis não dando qualquer chance aos oponentes. Vale salientar que, quando jogam em modo invisível, não ficamos impossibilitados de vê-los apenas na tela do computador; mas também ficam invisíveis no mapa/radar que se localiza no canto inferior direito da tela do jogo.

5) Em alguns momentos, quando se mostram visíveis, são detectados, miramos e disparamos contra eles, pode ocorrer de imediatamente ficarem invisíveis como forma de se desvencilharem com sucesso dos disparos; pois de forma inexplicável, parecem conseguir realizar uma forma de teportagem de seus navios de um ponto para outro no mesmo instante, não sendo necessariamente para outros pontos muito distantes de onde foram vistos pela ultima vez. Por mais que se saiba atirar e se tenha certeza de que o alvo foi travado e receberá ao menos o impacto de um projétil, a única coisa que vemos são os projéteis caindo na água. Também é possível perceber o que conseguem fazer, quando estão visíveis e então travamos nossa mira sobre eles mas logo desaparecem; sendo que sentimos claramente a mira dos nossos canhões se desprender do alvo como que se nada há no horizonte e ponto para onde estamos mirando. Outra situação em que podemos ter essa clara sensação, é quando acompanhamos e disparamos contra um mesmo alvo focado por algum outro aliado de nossa equipe. Ou seja, quando vários aliados estão disparando contra um mesmo alvo inimigo que simplesmente desaparece e todos possuem a mesma sensação de vazio e vê os projéteis de seus canhões se perdendo sobre a água; portanto, dando a nítida certeza de que não fomos os únicos a testemunhar essa situação; haja visto ainda, que ao questionar qualquer outro participante em relação ao ocorrido, eles afirmam ter visto o mesmo e ainda buscam sugerir suas opiniões pessoais quanto a oque possivelmente possa justificar o fenômeno ocorrido.

6) e Último:) Pode ser facilmente interpretado como não sendo ilusão diótica ou efeito produzido por problemas de conexão, entre outros problemas de ordem física e lógica nos computadores de jogadores que testemunham esse tipo de comportamento; pois observa-se esse fenômeno produzido somente pela equipe adversária contra que se joga a cada partida.

Enfim, não é sempre que isso ocorre nas partidas, mas quando ocorre, não importa se você joga com um bom navio, sabe atirar muito bem, se traçou uma boa estratégia e se sua equipe inicialmente até esteja em vantagem e com grandes chances de vencerem a batalha - em muitos casos, especialmente se valendo desse tal recurso de invisibilidade, o adversário consegue virar o jogo e vencer! Mas claro! Vencer ou perder, mais vencer do que perder, mais perder do que vencer - é o que menos importa! A diversão é o que mais importa! No entanto, mesmo que quando a gente entra para jogar e sua equipe sempre vence a maioria das partidas inclusive superando esse tipo de situação no jogo, não há como se intrigar com esse tipo de situação promovida pelos adversários, como também não há  como não ter a sensação de que realmente fazem isso como forma de apelação para sempre conseguirem se impor e prevalecer sobre os adversários e vencer as partidas facilmente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bem pessoal, espero que agora eu tenha conseguido descrever essa situação com clareza e de forma que todos consigam compreender, tirar e expressas suas próprias conclusões a respeito do assunto.

Apenas vou me limitar a dizer que nada tenho contra quem é a favor disso mesmo que eu seja contra. Afinal, trata-se apenas de um objeto de entretenimento, ou seja, um jogo onde cada um joga como gosta e como quer! Se certos recursos como esse realmente existem no game, é para serem usados e devem ser usados a favor de si próprio. Meu conceito sobre o jogo talvez seja o mesmo de todos, ou seja, o de que ele realmente é muito atrativo e divertido justamente por oferecer inúmeros recursos que nos permitem ter total liberdade para montarmos nossas próprias estratégias; sendo que são justamente esses fatores que fazem diferença no jogo; haja visto que não importa se jogamos com um encouraçado ou com um contratorpedeiro - ambos estão expostos as mesmas regras que geram a vitória e a derrota. Contudo, apenas acho que independentemente de quão poderoso seja o navio com qual se joga, quais recursos e táticas de jogo se possua a mais ou a menos  – apenas deva haver um consenso e certo equilíbrio entre as forças e uso de determinados recursos, de forma que isso não acabe se tornando algo "apelativo" e que, de certa forma, seja voluntária ou involuntariamente, também acabe privando outros jogadores do mínimo de condição, chances e oportunidades que ainda lhes sejam atribuidas em também mostrar seu jogo, atacar, se defender e até vencer mesmo que essas condições, chances e oportunidades sejam mínimas. 

Enfim, o objeto de discussão proposto aqui não é questionar a forma como cada participante gosta de jogar, com qual navio gosta de jogar e como monta suas táticas de ataque de defesa. Também não se trata questionar até que ponto seja válido se valer de todos os recursos disponíveis de jogo, inclusive os de ocultação e detecção para adquirir maior vantagem de ataque e de defesa. O objeto de discussão proposto aqui é "independentemente se seja ou não um atributo inerente aos fatores e recursos de ocultação, detecção e spotagem - até que ponto o uso desse "fator de invisibilidade" ao que me referi aqui pode ser considerado como "Tática Válida" e ou quando pode ser considerado como "apelação" e meio vantajoso para sempre poder prevalecer sobre os demais adversários? Citando um exemplo para reflexão: "Você está em meio a uma partida, percebe que a equipe inteira do adversário passa a maior parte do tempo "invisíveis" e dessa forma vão conseguindo afundar (um a um) os navios dos aliados de sua equipe restando apenas o seu. Logo, você percebe que ao menos ainda tem alguma chance em tentar alcançar e dominar a base inimiga. Mas também percebe que a frota de navios inimigos se voltaram em sua direção, dando início a uma perseguição implacável. Ainda que o seu navio seja um encouraçado poderoso e você perceba que ele ainda tem condições em enfrentar e até afundar ao menos um navio inimigo - você nada pode fazer senão se entregar e deixar que eles te fuzilem; pois você não os vê e tão pouco pode atacar ou se defender deles, além de sequer conseguir chegar até a base inimiga." Você considera que isso seja apenas uma tática válida da equipe inimiga?

Obrigado por sua participação!

Edited by LeMetal

0

Tambem nao gosto disso,

Para quem tem internet ruim ja sai no maior prejuizo isso sim

O mais justo seria...esta invisivel mas nao pode atirar

Ae sim  mesmo peso para ambas as partes

outro dia deram ma resposta bem explicada e elaborada a respeito dessa artmanha do jogo

mas

jogo pouco e o pouco tempo que tenho nao da para elaborar muito a materia nao

outro dia estava com meu encouraçado e veio duas esquadrilha de torpedeiros e fizeram algo parecido com uma  triangulaçao  as duas esquadrilha se separaram e cada uma atacou de um lado

ou seja nao tinha  maneira alguma de eu escapar de uma armadilha dessa

minha net nao e das melhores aae e um baita sofrimento

mas sempre que posso jogo um pouco

abraços

0

O fato desse tópico ter sido criado após a remoção do Stealth Fire me intriga.

Os navios que antes podiam "abusar" da mecânica de atirar sem ser visto agora perderam essa capacidade.

Cada classe tem seus pontos fortes e fracos:

-Encouraçados são devastadores contra qualquer inimigo, mas são a classe mais lenta e menos manobráveis com os canhões mais lentos, então é essencial planejar bem seus movimentos para estar sempre preparado para a chegada do inimigo.

-Contratorpedeiros são furtivos e rápidos, mas muito frágeis. Utilizar suas qualidades para ter uma vantagem contra encouraçados é essencial, uma vez que um bom capitão de encouraçado consegue facilmente aniquilar um contratorpedeiro que esteja visível.

-Cruzadores variam entre as nações. O papel dos cruzadores britânicos, por exemplo, é mais parecido com o de um contratorpedeiro (furtivo, rápido, mas frágil), enquanto que o dos americanos é mais parecido com o de um encouraçado (mais poder de fogo, armadura menos frágil, mas não tão manobráveis quanto os britânicos).

A capacidade de um contratorpedeiro de não ser visto é vital para que eles sejam uma classe efetiva, da mesma maneira que o poder de fogo e a resistência de um encouraçado são vitais para que sejam uma classe efetiva também.

Por essa razão, o jogo tenta equilibrar os times para que ambos tenham a mesma capacidade de vencer, só dependendo da capacidade do time de trabalhar em equipe.

É fácil dizer que a invisibilidade torna os contratorpedeiros mais poderosos, mas se esquecer que nenhum navio visível está a salvo de ser destruído com uma única salva de um bom encouraçado.

E isso deixando de lado o fato que há inúmeras maneiras de atrapalhar contratorpedeiros: hydro, radar, RPF, a capacidade de apertar A ou D para evitar ser atingido por torpedos, conhecimento tático do campo de batalha, aviões, Priority Target, Vigilance, Fire Prevention, armamento secundário dos alemães.

Entendo que seja frustrante ser afundado por um navio que você sequer pode ver, mas se coloque no lugar daquele que lhe afundou, e veja como ele teve que jogar para te derrotar. E, com isso, perceba as táticas que um contratorpedeiro usa para saber o que esperar de um deles no time inimigo quando estiver no seu encouraçado favorito.

0

Uma internet lenta de fato ou placa de vídeo um pouco inferior acontece sempre, agora se somar isso fica difícil...

0

Tambem nao gosto disso,

Para quem tem internet ruim ja sai no maior prejuizo isso sim

O mais justo seria...esta invisivel mas nao pode atirar

Ae sim  mesmo peso para ambas as partes

outro dia deram ma resposta bem explicada e elaborada a respeito dessa artmanha do jogo

mas

jogo pouco e o pouco tempo que tenho nao da para elaborar muito a materia nao

outro dia estava com meu encouraçado e veio duas esquadrilha de torpedeiros e fizeram algo parecido com uma  triangulaçao  as duas esquadrilha se separaram e cada uma atacou de um lado

minha net nao e das melhores aae e um baita sofrimento

mas sempre que posso jogo um pouco

abraços

Obrigado por expressar sua opinião, parceiro. Creio que os desenvolvedores do game devam rever essa questão e adotar medidas que visem cortar esse tipo de recurso de invisibilidade dos navios para não prejudicar os participantes que não possuem esse recurso e jogam limpo! Quem, assim como eu, já está em níveis a partir do "TIER VII", presencia e vivencia essa situação praticamente em todas as partidas; sendo que entre tantas, também há um grupo de jogadores com seus monstruosos encouraçados "Premium", os quais, apesar de serem bem organizados e jogar em equipe, eles são os que mais abusam desse recurso de invisibilidade para vencer as batalhas facilmente. Não adianta termos um bom navio e ser bom de tiro se o inimigo é um fantasma (invisível); além de trapaceiro! Em muitas partidas que participo; por vezes sempre acabo sendo o último a restar na equipe; pois a maioria dos aliados não gostam de jogar em equipe, não montam estratégias de jogo, se preocupam apenas em bater de frente e tentar destruir o máximo possível de navios inimigos e por isso não percebem que acabam sendo presas fáceis desses navios inimigos que abusam da invisibilidade. E diante dessa circunstancia, mesmo que a gente esteja em vantagem no jogo e com chances de vencer - acabamos mesmo é cercado e bombardeado por esses navios fantasmas. E se convidamos os aliados para jogar em equipe, além de tentar alerta-los de certas armadilhas e perigos - eles simplesmente nos ignoram, enquanto que alguns ainda nos atribuem ironias e ofensas. Bem por isso que adotei minha própria estratégia de jogo, a qual sempre tem dado certo na maioria das partidas que entro, que é jogar sozinho e na minha. Sempre uso o piloto automático para traçar minhas rotas sempre atacando os inimigos a distância. É isso aí! Grande abraço!

0

O fato desse tópico ter sido criado após a remoção do Stealth Fire me intriga.

Os navios que antes podiam "abusar" da mecânica de atirar sem ser visto agora perderam essa capacidade.

Cada classe tem seus pontos fortes e fracos:

-Encouraçados são devastadores contra qualquer inimigo, mas são a classe mais lenta e menos manobráveis com os canhões mais lentos, então é essencial planejar bem seus movimentos para estar sempre preparado para a chegada do inimigo.

-Contratorpedeiros são furtivos e rápidos, mas muito frágeis. Utilizar suas qualidades para ter uma vantagem contra encouraçados é essencial, uma vez que um bom capitão de encouraçado consegue facilmente aniquilar um contratorpedeiro que esteja visível.

-Cruzadores variam entre as nações. O papel dos cruzadores britânicos, por exemplo, é mais parecido com o de um contratorpedeiro (furtivo, rápido, mas frágil), enquanto que o dos americanos é mais parecido com o de um encouraçado (mais poder de fogo, armadura menos frágil, mas não tão manobráveis quanto os britânicos).

A capacidade de um contratorpedeiro de não ser visto é vital para que eles sejam uma classe efetiva, da mesma maneira que o poder de fogo e a resistência de um encouraçado são vitais para que sejam uma classe efetiva também.

Por essa razão, o jogo tenta equilibrar os times para que ambos tenham a mesma capacidade de vencer, só dependendo da capacidade do time de trabalhar em equipe.

É fácil dizer que a invisibilidade torna os contratorpedeiros mais poderosos, mas se esquecer que nenhum navio visível está a salvo de ser destruído com uma única salva de um bom encouraçado.

E isso deixando de lado o fato que há inúmeras maneiras de atrapalhar contratorpedeiros: hydro, radar, RPF, a capacidade de apertar A ou D para evitar ser atingido por torpedos, conhecimento tático do campo de batalha, aviões, Priority Target, Vigilance, Fire Prevention, armamento secundário dos alemães.

Entendo que seja frustrante ser afundado por um navio que você sequer pode ver, mas se coloque no lugar daquele que lhe afundou, e veja como ele teve que jogar para te derrotar. E, com isso, perceba as táticas que um contratorpedeiro usa para saber o que esperar de um deles no time inimigo quando estiver no seu encouraçado favorito.

​Olá e obrigado por expressar sua opinião, parceiro! Em partes, concordo com sua opinião, especialmente em um trecho onde você expressa concordância com o fato de que realmente deva haver um equilíbrio de força e recursos entre os navios de ambas as equipes para quem um não acabe prejudicando injustamente o outro. Contudo, é justamente esse aspécto da invisibilidade que considero como sendo talvez um único fator que acaba promovendo um certo desequilibrio no jogo. De fato que cada navio possui suas próprias características de combate que lhe concedem certos atributos favoráveis, tanto como desfavoráveis; sendo que o fator de capacidade de ocultamento de cada navio também influencia bastante. Entretanto, como eu disse, creio que o fator de ocultamento nada tem a ver com esse recurso de invisibilidade atribuido no jogo mediante aquisição de bonificação por desempenho, novos recursos, atualizações, etc. Até por que, observamos que não se trata de um recurso atribuido somente a contratorpedeiros, os quais, realmente são infernais e muito perigosos no jogo. Eu mesmo procuro me manter longe deles e raramente consigo abate-los, especialmente, a distancia; pois são muito rápidos e ágeis em suas manobras de evasão e ataque (RS!). Enfim, esse recurso de invisibilidade pode ser observado em todas as categorias de navios (contratorpedeiros, cruzadores e encouraçados); sendo que, ultimamente também tenho observado que os torpedos não são mais atributos apenas dos contratorpedeiros. Tenho enfrentado cruzadores e encouraçados monstruosos equipados com uma porrada de torpedos que fazem muito estrago (RS!). Também concordo com você, que em todo jogo que envolve disputas em equipes e individuais, para haver vencedores deve haver perdedores. Não me deixa frustrado as partidas em que sou derrotado, que meus navios são afundados ou despedeçados por torpedos e projéteis de calibres diversos. Penso que se perdi, foi por que o inimigo jogou melhor do que eu (RS!) Mas convenhamos que jogar sempre invisível para poder atacar e vencer sem ser visto e atacado realmente é covardia para com o adversário! Não é jogar limpo não dar chance de ataque e defesa ao adversário! Já abati muitos encouraçados premium jogando com pequenos cruzadores com poder de fogo e defesa muito limitados; mas também já tive muitos encouraçados abatidos por contratorpedeiros e cruzadores fraquinhos; mas controlados por caras que sabem jogar e muito! Que sabem atirar e são bons de estratégia! O que quero dizer, é que não importa a diferença de tamanho, forças e potência desde que se jogue limpo. O grande problema desse recurso de invisibilidade é que ele gera muita vantagem para quem o utiliza, mas de forma muito apelativa. Como eu disse no meu post, como seria se ese recurso passasse a ser utilizado por todos os participantes em todas as partidas e todo mundo passasse a jogar o tempo todo de modo invisível? Quem dispararia contra quem? Quem venceria de quem? Alguém sempre acabaria se entendiando, cedendo e tendo que se mostrar, não é mesmo? Eu até concordaria com a permanência desse recurso de invisibilidade no jogo, se ele fosse mais limitado (durasse menos tempo e tivesse uso limitado) como é o caso dos extintores e mecanismos de manutenção e reparos dos navios. E ainda, que fosse utilizado apenas como recurso de ocultamento e defesa; ou seja, que quando acionado, o jogador não possa efetuar disparos. Grande abraço! Edited by LeMetal

0

De fato a invisibilidade incomoda, porem faz parte do jogo, e com isso é inevitável que jogadores a incorporem em suas estrategias, chamar isso de "trapaça" e "jogo sujo" é injusto, o jogador ser capaz de atacar e permanecer oculto é consequência de bom posicionamento e trabalho em equipe, ambos essenciais em qualquer jogo.

Também existem contra medidas para essa tática, se a equipe estiver bem coordenada, ou pelo menos a  maioria dela saber o que está fazendo, o ocultamento não se torna tão efetivo, como por exemplo, uma barragem de torpedos em direção a smoke obriga os navios dentro dela de reposicionarem, ou simplesmente manter distancia.

Vamos analisar alguns pontos falhos do ocultamento, sem utilizar ilhas ou smoke, vão precisar manter uma boa distancia para sumirem do mapa após disparar, e todos sabemos que quanto maior a distancia mais difícil é acertar o alvo, nem mesmo o melhor atirador do jogo é capaz de garantir um acerto a 19km, por isso é importante prestar atenção aos disparos inimigos e manobrar de acordo, em relação as smokes...  torpedos, hydro e radar dão conta, além de que se estão atirando em seu time e não ha sinal de navios inimigos, com certeza há um destroyer spotando, é função dos DDs de seu time encontra-lo para que possa ser abatido, uma vez destruído alguém deve abrir mão da invisibilidade para detectar seu time, no caso das ilhas, é preciso bom posicionamento do time, e vale lembrar, se ele atras da ilha te acerta, pode ser igualmente atingido, e um alvo em baixa velocidade ou parado é bem fácil de atingir.

Basicamente, um bom trabalho em equipe pode anular esse abuso de ocultamento, mas na maioria das partidas é lamentável o comportamento individualista, mas isso melhora nos tiers mais altos, quando caio com tier X é bem comum trabalhar em equipe, o VII e VIII é um meio termo, do VI para baixo é uma desgraça, claro essa não é a regra, mas pela minha experiencia é o que pude perceber.

Agora, é certo chamar de "trapaceiro" um jogador que sabe utilizar bem os pontos do mapa? um time que trabalhou em conjunto para realizar um ofensiva que maximiza o dano e minimiza as baixas? 

Sabe aquele cara que fica no fundão do mapa, atirando e sumindo o tempo todo? Apesar de discordar e condenar esse estilo de jogo, caso ele não seja bom de mira vai ser de pouca utilidade para o time.

Quem merece ganhar uma partida? os "trapaceiros" que trabalharam em equipe, ou os desorganizados que não souberam lidar com a situação? ou então os defensores que souberam contra-atacar a investida ? ou os atacantes que foram capazes de se adaptar ao contra-ataque?

Saber como agir em determinada situação é essencial, uma equipe desorganizada não tem chances contra uma organizada, isso sempre acontece e sempre acontecerá, quando as duas equipes não trabalham em conjunto, ai sim vale mais quem tem mais jogadores habilidosos, agora duas equipes organizadas, ganha quem se adaptar melhor a tática do adversário.

Esse esquema de manter o time invisível é frustrante, mas efetivo se feito corretamente, mas não é absoluto, um bom time é perfeitamente capaz de parar tal ofensiva, ou ao menos alguns jogadores bem posicionados, posicionamento e prever as ações do outro lado faz parte do jogo, assim como abusar de todas as mecânicas. Você também chamaria um jogador de encouraçado de trapaceiro só porque ele fica angulado e você não causa dano? ou um cruzador porque ele avançou e cancelou seu smoke com o radar? ou chamar de jogo sujo quando o time inteiro te foca e deleta seu navio em poucos segundos?

0

Confesso que também fico intrigado com a natureza deste post, especialmente após o fim do stealth fire. Como é que uma "frota inimiga inteira joga o tempo todo em modo invisível"?

Ora, atualmente, fogo de canhão com invisibilidade só com fumaça ou usando o terreno (ilhas).   E se estamos falando de torpedos, nem todos os navios do jogo são DDs e sempre há DDs de ambos os lados. mas se todos os DDs inimigos estão soltando torpedos o tempo todo com total liberdade, é sinal que os cruzadores do seu time estão fazendo um péssimo trabalho.

Se o time inimigo usa fumaça de forma inteligente e sabe se aproveitar disso, palmas para eles. Se o nosso time não sabe usar radar na hora certa, azar nosso. E se alguém sabe usar o terreno para atirar oculto, também palmas para ele: Apenas sabe usar o recurso e o navio de forma eficiente e inteligente. Da mesma forma, se um DD sabe atirar torpedos sem ser spotado, de novo palmas pra ele.

Também não entendo a citação "quem não possui esse tipo de recurso sempre sai prejudicado no game". Ora, todos os jogadores tem acesso aos mesmos navios, com exceção dos premiums e tais recursos NÃO são exclusivos dos premiums. 

Todo jogo se baseia em saber explorar bem as melhores qualidades do seu equipamento e impedir que o inimigo faça o mesmo. Se o time inimigo está fazendo isto melhor que o seu, isso é problema do JOGO? De forma alguma, é problema do time.

WoWs é meio papel-pedra-tesoura: DDs são carrascos dos BBs mas por sua vez são muito vulneráveis a CLs/CAs que por sua vez são vulneráveis a BBs. Além disso, existem sub-divisões: Alguns DDs tem torpedos fracos porém canhões melhores e funcionam muito bem como caçadores de outros DDs.  Resta ao time tentar jogar de forma relativamente coordenada mas, mesmo que isso não aconteça e ainda que vc note que seu time está completamente zoado no jogo de equipe, ainda resta ao vc se manter junto a um grupo ou a pelo menos um navio que seja capaz de fornecer algum apoio ou proteção. Por exemplo, se vc está de BB,  sempre tente ficar perto de um CL/CA ou outros DDs, isso fornecerá proteção ou no mínimo aviso contra DDs inimigos e ao mesmo tempo, vc estará fornecendo proteção aos CL/CAs contra BBs inimigos. 

Eu penso que a maioria destes problemas acaba no fim sendo em sua maior parte falha nossa em adotar uma tática adequada ao contexto adequado. Mesmo quando o time não colabora, podemos minimizar isso adotando uma postura mais adequada possível.

E novamente, não vejo muito sentido em reclamar de navios invisíveis depois do fim do stealth-fire. Não mesmo. Mas se vc ainda acha que DDs soltando torpedos invisíveis são overpowered, experimente pegar um DD e tentar fazer o mesmo o tempo todo.

Edited by Skyzytuzz

0

Mas isso só mostra que:

1) O inimigo apenas usou a tática mais correta possível, torpedos cruzados, mérito dele. Isso é o básico no ataque de aviões torpedeiros. Vc está achando ruim que o inimigo usou táticas corretas?!?!?

2) Talvez (estou especulando, não afirmando) vc estivesse meio que destacado do grupo, sem apoio AA de cruzadores do seu time. Óbvio que o inimigo vai atacar os alvos mais favoráveis ou não estaria fazendo um trabalho eficiente. Quando vc está de BB e o inimigo tem CVs, vc já sabe desde o começo da partida que deve adotar uma postura diferenciada pois os BBs são os alvos prioritários dos aviões.  Nunca fique sozinho e fique sempre atrás/perto de CAs/CLs.

Talvez vc ainda insista em dizer: "Ah, mas eu fiz tudo certo, não estava sozinho, mas mesmo assim sofri um ataque de torpedos cruzado, não tinha chance, fica muito desproporcional pro inimigo".  Bem, aí eu respondo sempre a mesma coisa: Experimente pegar um CV e veja se realmente é tão fácil fazer isso. 

Edited by Skyzytuzz

0

Creio que os desenvolvedores do game devam rever essa questão e adotar medidas que visem cortar esse tipo de recurso de invisibilidade dos navios para não prejudicar os participantes que não possuem esse recurso e jogam limpo! Quem, assim como eu, já está em níveis a partir do "TIER VII", presencia e vivencia essa situação praticamente em todas as partidas; sendo que entre tantas, também há um grupo de jogadores com seus monstruosos encouraçados "Premium", os quais, apesar de serem bem organizados e jogar em equipe, eles são os que mais abusam desse recurso de invisibilidade para vencer as batalhas facilmente.

Eu sinceramente não sei a que se refere quando fala de "encouraçados invisíveis". Isso não existe e nunca existiu, mesmo antes do fim do stealth-fire (que afetou somente cruzadores e DDs). E também não há nenhuma diferença com relação a BBs premium ou normais neste sentido em particular.  Eu tenho um monte de BBs normais e premiums e digo que isso não existe.

Desculpe, mas eu realmente não tenho a mínima idéia do que vc está falando.

Não adianta termos um bom navio e ser bom de tiro se o inimigo é um fantasma (invisível); além de trapaceiro! 

Acho que não dá para ficar chamando jogadores de trapaceiros  quando eles apenas usam recursos normais do jogo, ou seja, usam táticas corretas e nada mais. E  de novo, não sei a que tipo de invisibilidade de BBs a que  vc se refere.

Edited by Skyzytuzz

0

De fato a invisibilidade incomoda, porem faz parte do jogo, e com isso é inevitável que jogadores a incorporem em suas estrategias, chamar isso de "trapaça" e "jogo sujo" é injusto, o jogador ser capaz de atacar e permanecer oculto é consequência de bom posicionamento e trabalho em equipe, ambos essenciais em qualquer jogo.

Também existem contra medidas para essa tática, se a equipe estiver bem coordenada, ou pelo menos a  maioria dela saber o que está fazendo, o ocultamento não se torna tão efetivo, como por exemplo, uma barragem de torpedos em direção a smoke obriga os navios dentro dela de reposicionarem, ou simplesmente manter distancia.

Vamos analisar alguns pontos falhos do ocultamento, sem utilizar ilhas ou smoke, vão precisar manter uma boa distancia para sumirem do mapa após disparar, e todos sabemos que quanto maior a distancia mais difícil é acertar o alvo, nem mesmo o melhor atirador do jogo é capaz de garantir um acerto a 19km, por isso é importante prestar atenção aos disparos inimigos e manobrar de acordo, em relação as smokes...  torpedos, hydro e radar dão conta, além de que se estão atirando em seu time e não ha sinal de navios inimigos, com certeza há um destroyer spotando, é função dos DDs de seu time encontra-lo para que possa ser abatido, uma vez destruído alguém deve abrir mão da invisibilidade para detectar seu time, no caso das ilhas, é preciso bom posicionamento do time, e vale lembrar, se ele atras da ilha te acerta, pode ser igualmente atingido, e um alvo em baixa velocidade ou parado é bem fácil de atingir.

Basicamente, um bom trabalho em equipe pode anular esse abuso de ocultamento, mas na maioria das partidas é lamentável o comportamento individualista, mas isso melhora nos tiers mais altos, quando caio com tier X é bem comum trabalhar em equipe, o VII e VIII é um meio termo, do VI para baixo é uma desgraça, claro essa não é a regra, mas pela minha experiencia é o que pude perceber.

Agora, é certo chamar de "trapaceiro" um jogador que sabe utilizar bem os pontos do mapa? um time que trabalhou em conjunto para realizar um ofensiva que maximiza o dano e minimiza as baixas? 

Sabe aquele cara que fica no fundão do mapa, atirando e sumindo o tempo todo? Apesar de discordar e condenar esse estilo de jogo, caso ele não seja bom de mira vai ser de pouca utilidade para o time.

Quem merece ganhar uma partida? os "trapaceiros" que trabalharam em equipe, ou os desorganizados que não souberam lidar com a situação? ou então os defensores que souberam contra-atacar a investida ? ou os atacantes que foram capazes de se adaptar ao contra-ataque?

Saber como agir em determinada situação é essencial, uma equipe desorganizada não tem chances contra uma organizada, isso sempre acontece e sempre acontecerá, quando as duas equipes não trabalham em conjunto, ai sim vale mais quem tem mais jogadores habilidosos, agora duas equipes organizadas, ganha quem se adaptar melhor a tática do adversário.

Esse esquema de manter o time invisível é frustrante, mas efetivo se feito corretamente, mas não é absoluto, um bom time é perfeitamente capaz de parar tal ofensiva, ou ao menos alguns jogadores bem posicionados, posicionamento e prever as ações do outro lado faz parte do jogo, assim como abusar de todas as mecânicas. Você também chamaria um jogador de encouraçado de trapaceiro só porque ele fica angulado e você não causa dano? ou um cruzador porque ele avançou e cancelou seu smoke com o radar? ou chamar de jogo sujo quando o time inteiro te foca e deleta seu navio em poucos segundos?

Acho que vc falou tudo o que poderia ser falado sobre isso. Para toda tática existe uma contra-tática.

Agora, se o seu time não colabora e o time inimigo sim naquela partida, paciência.  As pessoas se esquecem que em cerca de metade das vezes, é  time inimigo que joga de forma desconjuntada e o nosso time é que joga de maneira coordenada. Só lembram das partidas em que seu time não colaborou, sempre relatando que "o time inimigo sempre é superior".

Ora isso é uma impossibilidade estatística! 

Quando vc já tem centenas ou milhares de partidas, por pura estatística vc terá caído em aproximadamente 50% de times bons e 50% de times ruins. Aproveite as partidas boas e tente aprender com as ruins, é o que eu digo.

Mas novamente, concordo que não podemos chamar os jogadores de trapaceiros por usarem os recursos do jogo que aliás estão disponíveis para todos, inclusive nós mesmos.

0

Confesso que também fico intrigado com a natureza deste post, especialmente após o fim do stealth fire. Como é que uma "frota inimiga inteira joga o tempo todo em modo invisível"?

Ora, atualmente, fogo de canhão com invisibilidade só com fumaça ou usando o terreno (ilhas).   E se estamos falando de torpedos, nem todos os navios do jogo são DDs e sempre há DDs de ambos os lados. mas se todos os DDs inimigos estão soltando torpedos o tempo todo com total liberdade, é sinal que os cruzadores do seu time estão fazendo um péssimo trabalho.

Se o time inimigo usa fumaça de forma inteligente e sabe se aproveitar disso, palmas para eles. Se o nosso time não sabe usar radar na hora certa, azar nosso. E se alguém sabe usar o terreno para atirar oculto, também palmas para ele: Apenas sabe usar o recurso e o navio de forma eficiente e inteligente. Da mesma forma, se um DD sabe atirar torpedos sem ser spotado, de novo palmas pra ele.

Também não entendo a citação "quem não possui esse tipo de recurso sempre sai prejudicado no game". Ora, todos os jogadores tem acesso aos mesmos navios, com exceção dos premiums e tais recursos NÃO são exclusivos dos premiums. 

Todo jogo se baseia em saber explorar bem as melhores qualidades do seu equipamento e impedir que o inimigo faça o mesmo. Se o time inimigo está fazendo isto melhor que o seu, isso é problema do JOGO? De forma alguma, é problema do time.

WoWs é meio papel-pedra-tesoura: DDs são carrascos dos BBs mas por sua vez são muito vulneráveis a CLs/CAs que por sua vez são vulneráveis a BBs. Além disso, existem sub-divisões: Alguns DDs tem torpedos fracos porém canhões melhores e funcionam muito bem como caçadores de outros DDs.  Resta ao time tentar jogar de forma relativamente coordenada mas, mesmo que isso não aconteça e ainda que vc note que seu time está completamente zoado no jogo de equipe, ainda resta ao vc se manter junto a um grupo ou a pelo menos um navio que seja capaz de fornecer algum apoio ou proteção. Por exemplo, se vc está de BB,  sempre tente ficar perto de um CL/CA ou outros DDs, isso fornecerá proteção ou no mínimo aviso contra DDs inimigos e ao mesmo tempo, vc estará fornecendo proteção aos CL/CAs contra BBs inimigos. 

Eu penso que a maioria destes problemas acaba no fim sendo em sua maior parte falha nossa em adotar uma tática adequada ao contexto adequado. Mesmo quando o time não colabora, podemos minimizar isso adotando uma postura mais adequada possível.

E novamente, não vejo muito sentido em reclamar de navios invisíveis depois do fim do stealth-fire. Não mesmo. Mas se vc ainda acha que DDs soltando torpedos invisíveis são overpowered, experimente pegar um DD e tentar fazer o mesmo o tempo todo.

​Olá, parceiro!

Antes de mais nada, peço minhas sinceras e humildes desculpas se em algum momento e em algumas respostas que repliquei, talvez me expressando mau e dando a entender erradamente que talvez eu até estivesse acusando alguns jogadores de estarem trapaceando no jogo; sendo que o meu foco nesse post é tão somente estimular debates sobre essa questão de alguns jogadores se valerem desse tal recurso misterioso de invisibilidade, dessa forma, sempre levando vantagem sobre qualquer adversário fraco, de mesma altura ou até superior - e mesmo que seja pretenciosa ou despretensiosamente. Afinal, em todo jogo, não importa qual seja o gênero: Vence sempre quem joga melhor, possui melhores recursos e merece por seu próprio mérito, capacidade e inteligência!

Jogo WOS há cerca de um ano e três meses, atualmente, Com o Encouraçado Colorado / TIER VII. Embora novato e jogador apenas de fim de semana, compreendo perfeitamente o que seja, pra que serve, como utilizar e quais as limitações dos recursos de detectabilidade e ocultamento com os quais cada navio é equipado no game. Contudo, ainda não descobri ao certo se seja problema no meu computador, internet... Ou se trata de algum tipo de atualização, recurso, consumível, habilidade de capitão adquirida após um tempo de experiência com o navio... Mas enfim, posso afirmar que existe SIM essa questão da invisibilidade misterioso, da qual muitos jogadores abusam para sempre levar vantagem no jogo; sendo que, em cada partida, também é possível observar com clareza e concluir que não se trata de recursos de ocultamento e de indetectabilidade especialmente atribuidos a contratorpedeiros por meio de dispeção de fumaça ou se valendo das ilhas para se esconder; pois também observei que muitos encouraçados, cruazadores e contratorpedeiros, inclusive de Tiers inferiores ao nível VII possuem e se utilizam desse tal recurso de invisibilidade (pelo tempo que bem entendem e em qualquer setor ou local no jogo, ainda que não dependendo de fumaça, ilhas, distanciamento, desabilitação de armamentos, enfim)!

Ainda conforme expliquei, esses caras não apenas podem ficar invisíveis quando quiserem, onde quiserem e pelo tempo que quiserem inclusive disparando contra seus adversários; mas por vezes também parecem conseguir teleportar seus navios de um ponto para outro para evitarem serem atingidos; sendo que ao avistar um deles por algum momento, não importa o quanto saibamos atirar e o quão preciso seja o disparo que façamos contra o navio inimigo - ao efetuarmos disparos de repente eles desaparcem e reaparecem em outro local não muito distante mas que ainda assim permite que eles evitem ser atingidos pelos projéteis. Chega ser engraçado e intrigante, pois quando desaparecem e reaparecem é bem parecido com aquele efeito quando o Predador aciona sua invisibilidade e vemos aquele efeito de desfragmentação de partículas de sua matéria (KKKK!).

Por favor, não me interpretem mau e nada contra, mas também não posso afirmar se trata-se de uma galera VIP que paga pra jogar, compra os navios mais poderosos do game, jogam bem pra caramba sempre em equipe sendo organizados e sempre atacando em grupo; mas quando esses caras entram nas partidas - pode abandonar seu barquinho não importando se seja um bom encouraçado também e ou se você joga há 5 anos, é bom de tiro, enfim... Pois esses caras são os que mais abusam e apelam com essa porcaria de invisibilidade; haja visto que passam a partida inteira invisíveis, se mostrando pouquíssimas vezes, atacando em grupo e um a um vão destroçando cada navio que encontram pela frente; pois sabem que não importa o quão poderoso seja seus encouraçados e o quanto joguem bem - no corpo a corpo e quando visíveis tanto podem vencer com muita facilidade como também podem ser abatidos e perder feio até mesmo por cruzadores e contratorpedeiros de níveis de iniciantes!

Eu, por exemplo, por favor, não tendo a pretensão em me aparecer e me achar o tal, atualmente peguei um péssimo encouraçado chamado Colorado / Tier VII e com o qual, mesmo ele sendo lerdo e vesgo pra caramba, em várias partidas já cheguei a abater até 3 desses encouraçados premium (Bismark, Tirptz, outros); sendo que em uma dessas ocasiões, em uma única partida tive a sorte e privilégio em abater dois Bismarks e um Tirptz, tendo sido por penetração e detonação da Cidadela desses navios. SIM! Posso ter levado muita sorte (feito cagada) em conseguir tal proeza absurda como também admito que já fui simplesmente dilacerado por esses monstros em diversas partidas. Isso apenas prova que nem sempre é vantagem o cara ter o navio mais poderoso mas não saber pilotar a máquina, não é mesmo? Por outro lado, também prova que levar vantagem por jogar com os navios maiores e mais poderosos é perfeitamente normal e faz parte do jogo! Você jogar com um navio inferior e perder para um oponente que possui um navio superior ao seu é tão aceitável quanto você ter um encouraçado poderoso e acabar afundado por um torpedeiro ou cruzador Tier I, II, III, IV...

Enfim, também penso e concordo que quem joga melhor e tem a melhor estratégia chora menos! Contudo, o que considero como errado, abusivo e injusto é o fato de certos cara se valerem de certos artifícios, como é o caso dessa invisibilidade, para sempre levar vantagem no jogo; sendo que somente ele pode nos ver, disparar contra e afundar o seu navio, enquanto que a gente fica com cara de idiota sem a menor chance de reação e sem sequer saber de onde estão vindo os disparos efetuados contra o nosso navio; dessa forma, nos impossibilitando de responder com um contrataque ou ainda nos proteger dos disparos; sendo que mesmo que você busque responder com fogo contra o inimigo nas raras ocasiões em que ele ainda se permite mostrar sua cara - ele ainda tem a vantagem de conseguir ficar imediatamente invisível e teleportar o seu navio para outro ponto seguro assim evitando ser atingido!

Mas enfim, demonstrando o mais absoluto e total respeito a todas as opiniões contrárias e ou a favor da minha expressas até o presente momento - apenas me cabe reiterar que a minha opinião é a de que - "o que para alguns, esse negócio de invisibilidade seja uma tática válida, para mim não passa de apelação e covardia de forma a privar o adversário de qualquer possibilidade e chance de ataque, de defesa; mas principalmente, da vitória (por mais remotas que elas sejam, ainda que considerando a situação e condição do jogador prejudicado no jogo!"

Se a intenção dos desesnvolvedores do game foi dar vida aos navios que fizeram história na vida real sendo impecáveis quanto ao realismo das características e atributos inclusive de jogabilidade de cada navio - apenas pecaram nesse negócio de invisibilidade; pois ainda que os navios reais de épocas passadas e recentes realmente tinham seus recursos, técnologias e táticas de ocultamento e indetectabilidade - esse negócio de navio ficar o tempo todo invisível e se teleportando nada tem a ver com recursos de ocultamento e detectabilidade; além de ser um verdadeiro pé no saco de quem joga mas sequer sabe de onde vem e o que realmente seja isso no jogo! Enfim, penso que esse negócio de invisibilidade pode ser muito vantajoso e ter graça apenas para quem o detém como recurso e tática. Mas não tem a menor graça pra quem quer jogar e se divertr mas de maneira limpa, corpo a corpo, de igual pra igual! Afinal, onde estaria a graça de entrar numa partida, não encontrar ver os inimigos para podermos lutar contra ele e, ao mesmo tempo, se ver o tempo todo sendo fuzilado por navios fantasmas? Tá certo que cada um joga como quer, nada tenho contra isso! Mas quem pensa assim e joga assim também deve pensar que para quem não joga ou não pode jogar assim, não é legal! Fica muito fácil o cara montar e se gabar da extensa e admirável ficha de serviço que consegue montar de si próprio jogando dessa forma, ao passo que também chegará um momento que ele mesmo se entediará de só ficar jogando dessa forma e assim passará a entrar em disputas normais como a maioria gosta e prefere participar!

Essa questão que você também mencionou em relação a falta de cooperação e trabalho em equipe dos aliados, realmente é outro fator lamentável no jogo e o qual, somado a essa questão da apelação com a invisibilidade prejudica bastante até mesmo quem tem um bom navio, joga bem e que por vezes se vê em vantagem e com grandes chances de vencer em muitas partidas. A gente observa isso especialmente nas ocasiões em que percebemos que o nosso navio ainda é o ultimo que restou intacto enquanto que todos os aliados, na anciedade em apenas tentar afundar o máximo possível de navios inimigos, jogam cada um por si, de forma desordenada, todos para um mesmo lado ou espalhados, de cara batendo de frente com os encouraçados monstruosos dos inimigos, dessa forma não percebendo que assim se tornam presas fáceis e são rapidamente dilacerados um a um - enquanto que de longe, a gente fica atacando e observando o fervo! A gente até pode estar em vantagem e com grandes chances de abater o inimigo e talvez até vencer mas quando chega a sua hora e vez, o inimigo se agrupa, todos ficam invisíveis e partem para cima nos fuzilando sem a menor piedade (RS!) A galerinha não entende e não pensa que jogar em equipe, especialmente, quando o inimigo está em vantagem, é somar forças e ter maiores chances. Mas enfim, isso não importa e tão pouco incomoda até porque cada um monta a sua própria estratégia de jogo e joga como quer e gosta! Se você e outros participantes ficaram intrigados com este tema do meu post, imagina como eu também fiquei, especialmente, tendo revirado a internet em vão a procura de algum esclarecimento sobre o assunto?!? (RS!) E foi justamente por esse motivo que propus esse tema neste post. Vou tentar gravar uma partida e demonstrar para que melhor possam analisar esse fenômeno misterioso da invisibilidade dos navios fantasmas! (KKKK!) 

Obrigado por participar, expressar a sua opinião e Grande abraço!

Edited by LeMetal

0

Você escreveu tanta coisa, repetiu tanta coisa várias vezes e foi tão prolixo que ficou até difícil tirar o essencial e pontuar seu texto. (usar parágrafos tb ajudaria). Mas como queremos ajudar, segue abaixo:

Olá, parceiro! Então, não sei se é problema no meu computador, internet... Ou se trata de algum tipo de recurso, habilidade de capitão adquirida após um tempo de experiência com o navio... 

Existe sim uma habilidade de capitão relacionada a ampliar  o ocultamento, que antes possibilitava e/ou ampliava o stealth fire. 

Mas como já foi dito aqui várias vezes, desde a última atualização isso NÃO funciona mais para stealth-fire: Hoje quando vc atira, vc é spotado caso exista um inimigo no range de seus canhões. Enfim, esta habilidade ainda ajuda a aumentar a ocultação do navio, mas NÃO quando ele atira.

(...) possuem e se utilizam desse tal recurso de invisibilidade (pelo tempo que bem entendem e em qualquer setor ou local no jogo, ainda que não dependendo de fumaça, ilhas, distanciamento, desabilitação de armamentos, enfim)! Ainda conforme expliquei, esses caras não apenas podem ficar invisíveis quando quiserem, onde quiserem e pelo tempo que quiserem ainda disparando contra seus adversários; mas por vezes parecem conseguir teleportar seus navios de um ponto para outro para evitarem serem atingidos

Isso é completamente absurdo, a não ser que vc esteja com um problema MUITO grave de conexão.  Se for este o caso, navios podem sim sumir e aparecer em outro ponto (isso é conhecido como Warp).  Mas note que aí é problema seu de conexão, e não do jogo ou dos inimigos. 

Precisamos ser mais objetivos. Questões:

- Quanto é o seu ping médio nas partidas? Fica variando muito? Qual o ping máximo e mínimo?

- Que tal gravar uma partida e disponibilizar aqui para vermos o que acontece?

Contudo, o que considero como errado, abusivo e injusto é fato do cara se valer de certos artifícios, como é o caso dessa invisibilidade, para sempre levar vantagem no jogo; sendo que somente ele pode ver, disparar contra você e afundar o seu navio, enquanto que você não pode ver seu inimigo, quanto menos de onde estão vindo os disparos feitos contra você
para mim não passa de apelação e covardia de forma a privar o adversário de qualquer possibilidade e chance de ataque, de defesa;

Bem, já deixamos bem claro que isso NÃO EXISTE, portanto não adianta insistir neste ponto. Não culpe os demais jogadores ou jogo, pois vc é que está com problemas graves no PC ou conexão.   Aguardamos a resposta das questões acima.

Edited by Skyzytuzz

0

Você escreveu tanta coisa, repetiu tanta coisa várias vezes e foi tão prolixo que ficou até difícil tirar o essencial e pontuar seu texto. (usar parágrafos tb ajudaria). Mas como queremos ajudar, segue abaixo:

Existe sim uma habilidade de capitão relacionada a ampliar  o ocultamento, que antes possibilitava e/ou ampliava o stealth fire. 

Mas como já foi dito aqui várias vezes, desde a última atualização isso NÃO funciona mais para stealth-fire: Hoje quando vc atira, vc é spotado caso exista um inimigo no range de seus canhões. Enfim, esta habilidade ainda ajuda a aumentar a ocultação do navio, mas NÃO quando ele atira.

Isso é completamente absurdo, a não ser que vc esteja com um problema MUITO grave de conexão.  Se for este o caso, navios podem sim sumir e aparecer em outro ponto (isso é conhecido como Warp).  Mas note que aí é problema seu de conexão, e não do jogo ou dos inimigos. 

- Quanto é o seu ping médio nas partidas? Fica variando muito? Qual o ping máximo e mínimo?

Bem, já deixamos bem claro que isso NÃO EXISTE, portanto não adianta insistir neste ponto. Não culpe os demais jogadores ou jogo, pois vc é que está com problemas graves no PC ou conexão.   Aguardamos a resposta das questões acima.

​Olá novamente e obrigado por sua resposta, amigo!

Então, nunca me atentei para essa questão de "problemas de conexão" e verificação de "PING" no jogo; mas trabalho na área da TI há vários anos, como eu mencionei, jogo WOS há cerca de um ano e três meses, até o presente momento nunca tive qualquer tipo de problema, inclusive de conexão com o jogo; sendo que no início, eu jogava WOS em com conexão via USB - WIFI (aqueles penderives Wi-Fi que todo mundo sabe que não capta totalmente o sinal da internet) por maior que seja a banda que você possua; sendo que possuo 10Mb de banda larga.

Mas enfim, além de poder apenas afirmar que jamais tive problemas de qualquer natureza com o WOS ou qualquer outro jogo, como você mesmo pode observar em algumas respostas de outros participantes - "NÃO SOU O ÚNICO A PRESENCIAR ESSE TAL FENÔMENO MISTERIOSO DE INVISIBILIDADE DE NAVIOS FANTASMAS QUE INCLUSIVE SE TELEPORTAM DE UM PONTO PARA OUTRO NO GAME; sendo que isso passou a ocorrer constantemente em todas as partidas há apenas uns três ou quatro meses para cá!"

Podemos deduzir com pelo menos 90% de certeza que não estou tento qualquer tipo de problema de conexão, ping ou do que quer que seja durante a execução do game, nos baseando em um simples fator de lógica técnica e racional; ou seja, se eu estivesse tendo qualquer tipo de problema de ordem lógica gerada por conexão de rede e ou de softwares; ou ainda de ordem física gerada por problemas de hardware - não seriam apenas os navios inimigos que estariam tendo esse tipo de comportamento nas partidas do jogo; ou seja, os aliados da mesma equipe que eu participo também estariam e eu também estaria! Concorda? Posso estar enganado, mas em caso de problemas de perca da conexão com o servidor do game; o primeiro sinal é a perda do controle do navio, de qualquer recurso do game e principalmente a desconexão; ou seja, você retorna para a tela de login. Concorda? Já no caso de problemas geradas por conexão fraca ou ainda problemas de ordem lógica ou físicas em hardwares, como é o caso da placa de vídeo, os sintomas mais comuns são legs e travamentos na execução dos frames. Concorda? 

Só pra você ter uma ideia, recentemente decidi experimentar aqueles MODS que personalizam toda a interface e alguns recursos do game. Mas não gostei de nada, então decidi desinstalar o jogo e refazer a instalação a partir do zero novamente e de forma totalmente limpa. Nenhum problema até agora; sendo que até observei que estranhamente a precisão da artilharia do Encouraçado Colorado até melhorou consideravelmente e voltei a evoluir rapidamente nas partidas como sempre me ocorreu com outros navios. De qualquer forma, sua sugestão também é válida, vou segui-la e se eu descobrir que estou errado, terei o prazer em pessoalmente deixar minhas desculpas e agradecimentos!

Mais uma vez, peço minhas sinceras e humildes desculpas por alguns mau entendidos gerados por interpretações equivocadas. Contudo, asseguro que não estou acusando e ou ainda culpando ninguém nem o jogo. O tema em tela é mesmo e apenas essa questão de invisibilidade que intriga qualquer um. Realmente é uma coisa sinistra e sem explicação! E por mais que busquemos em posts, blogs e fóruns - encontramos apenas muitas deduções e informações desencontradas; sendo que as mais citadas, falam sobre recursos e tática de ocultamento e indetectabilidade, habilidades adquiridas pelos comandantes dos navios, cálculos matemáticos utilizados para distanciamento e dificultação de detecção e spotagem! Mas valeu sua dica! Com certeza, cedo ou tarde encontraremos a resposta! Abraço!

Edited by LeMetal

0

​Olá novamente e obrigado por sua resposta, amigo!

Então, nunca me atentei para essa questão de "problemas de conexão" e verificação de "PING" no jogo; mas trabalho na área da TI há vários anos, como eu mencionei, jogo WOS há cerca de um ano e três meses, até o presente momento nunca tive qualquer tipo de problema, inclusive de conexão com o jogo; sendo que no início, eu jogava WOS em com conexão via USB - WIFI (aqueles penderives Wi-Fi que todo mundo sabe que não capta totalmente o sinal da internet) por maior que seja a banda que você possua; sendo que possuo 10Mb de banda larga.

Mas enfim, além de poder apenas afirmar que jamais tive problemas de qualquer natureza com o WOS ou qualquer outro jogo, como você mesmo pode observar em algumas respostas de outros participantes - "NÃO SOU O ÚNICO A PRESENCIAR ESSE TAL FENÔMENO MISTERIOSO DE INVISIBILIDADE DE NAVIOS FANTASMAS QUE INCLUSIVE SE TELEPORTAM DE UM PONTO PARA OUTRO NO GAME; sendo que isso passou a ocorrer constantemente em todas as partidas há apenas uns três ou quatro meses para cá!"

Podemos deduzir com pelo menos 90% de certeza que não estou tento qualquer tipo de problema de conexão, ping ou do que quer que seja durante a execução do game, nos baseando em um simples fator de lógica técnica e racional; ou seja, se eu estivesse tendo qualquer tipo de problema de ordem lógica gerada por conexão de rede e ou de softwares; ou ainda de ordem física gerada por problemas de hardware - não seriam apenas os navios inimigos que estariam tendo esse tipo de comportamento nas partidas do jogo; ou seja, os aliados da mesma equipe que eu participo também estariam e eu também estaria! Concorda? Posso estar enganado, mas em caso de problemas de perca da conexão com o servidor do game; o primeiro sinal é a perda do controle do navio, de qualquer recurso do game e principalmente a desconexão; ou seja, você retorna para a tela de login. Concorda? Já no caso de problemas geradas por conexão fraca ou ainda problemas de ordem lógica ou físicas em hardwares, como é o caso da placa de vídeo, os sintomas mais comuns são legs e travamentos na execução dos frames. Concorda? 

Só pra você ter uma ideia, recentemente decidi experimentar aqueles MODS que personalizam toda a interface e alguns recursos do game. Mas não gostei de nada, então decidi desinstalar o jogo e refazer a instalação a partir do zero novamente e de forma totalmente limpa. Nenhum problema até agora; sendo que até observei que estranhamente a precisão da artilharia do Encouraçado Colorado até melhorou consideravelmente e voltei a evoluir rapidamente nas partidas como sempre me ocorreu com outros navios. De qualquer forma, sua sugestão também é válida, vou segui-la e se eu descobrir que estou errado, terei o prazer em pessoalmente deixar minhas desculpas e agradecimentos!

Mais uma vez, peço minhas sinceras e humildes desculpas por alguns mau entendidos gerados por interpretações equivocadas. Contudo, asseguro que não estou acusando e ou ainda culpando ninguém nem o jogo. O tema em tela é mesmo e apenas essa questão de invisibilidade que intriga qualquer um. Realmente é uma coisa sinistra e sem explicação! E por mais que busquemos em posts, blogs e fóruns - encontramos apenas muitas deduções e informações desencontradas; sendo que as mais citadas, falam sobre recursos e tática de ocultamento e indetectabilidade, habilidades adquiridas pelos comandantes dos navios, cálculos matemáticos utilizados para distanciamento e dificultação de detecção e spotagem! Mas valeu sua dica! Com certeza, cedo ou tarde encontraremos a resposta! Abraço!EnE

​Então, amigão.

Eu achei suas explicações e sugestões bastante interessantes e decidi fazer alguns testes aqui de conexão e no meu computador para ver se há algum problema de conexão, ping, softwares e hardwares... Enfim, tudo normalzinho e redondinho. Como lhe expliquei trabalho na área da TI e mantenho a manutenção dos meus computadores rigorosamente em dia.

Também atuo na área do design gráfico, domino razoavelmente game design (programação e modelagem 3D). Minhas máquinas são boas, pois além de rodar normalmente jogos pesados, também uso muitos softwares pesados de modelagem  renderização de gráficos em 3D e edição de vídeos (como o 3D Max, AutoCad, ZBrush e Adobe Premiere e After Effects).Por isso não verifiquei nenhuma anomalia no correto funcionamento de hardwares, nos gráficos, recursos e servidor do game (WOS) ou em qualquer outro software instalado na minha máquina. Enfim tá tudo normal, funcionando perfeitamente e corretamente!

Em relação a possibilidade de ocorrencia de problemas de conectividade - como expliquei, possuo 10Mb de banda larga, faço muitos downloads, uso streams de musica e vídeo e além de usar conexão via cabo de rede, uso a rede wi-fi numa smarttv e todos os celulares que possuimos; sendo que também compartilho abertamente o sinal do meu wi-fi com todas as clientes do salão de beleza da minha esposa que fica no andar debaixo da nossa casa.

Enfim, até mesmo para darmos como encerrado essa questão, creio que me resta lhe agradecer de coração por seu interesse no meu caso, por sua opinião, esclarecimentos e ajuda de grande valor. Isso é muito legal e o que realmente importa! O caso em tela que restou como objeto de debate é de pouca importância haja visto que se trata tão somente de um objeto de laser e diversão; ou seja, um jogo. Realmente tomo como tendo sido muito bacana promover esse debate sobre o tema em questão e perceber que da mesma forma que defendemos a nossa opinião, há pessoas que pensam de forma contrária e defendem com unhas e dentes suas opiniões e ponto de vista; além dos proporcionar mais experiências, descobertas e aprendizado. Não importa ser a favor ou contra! O que importa mesmo é opinar, dizer o que realmente pensa!

Grande abraço e felicidades!

0

LeMetal sobre os "navios invisíveis" acho que se trata de um engano, o ocultamento depende de 2 fatores principais: distancia entre os navios & linha de visão(sem obstruções como ilhas e fumaças), se um desses fatores falha não ocorre a detecção, porém você pode estar atrás de uma ilha ou dentro da fumaça(linha de visão obstruída) e ver na tela/mini-map os inimigos, mas quem esta fazendo a detecção é outra pessoa.
agora um exemplo:
eu estou jogando com um DD e estou no mesmo time do Skyzytuzz(jogando com CA/BB), ele está parado atrás de uma ilha ou dentro a fumaça que eu lancei. eu estou perto o bastante pra detectar um inimigo, porém longe o suficiente para que ele não me detecte. o Sky tendo o contato visual graças o Spot e eu estou fazendo e começa a atirar contra o inimigo, é essa obstrução da ilha/fumaça que impede que o navio inimigo detecte o Sky, consequentemente impede o revide dos disparos. se algo acontecer com o meu DD (afundado; ir pra de trás de uma ilha/cobertura em fumaça; etc) que impeça que eu mantenha o Spot, do ponto de vista do Sky, o inimigo irá "sumir", a menos que tenha outro navio ou avião(caça de catapulta/esquadrão do CV aliado) que assuma o papel tático que eu estava desempenhando - RECONHECIMENTO DAS POSIÇÕES INIMIGAS

o exemplo acima é a explicação do você tem reclamado, e respondendo a pergunta do titulo:
NÃO É UM ABUSO DO OCULTAMENTO;
É SIM UMA TÁTICA VALIDA; 

Edited by xavier_556

0

Essas são as mecânicas do jogo. Com experiência você saberá facilmente quando um navio irá desaparecer ou quanto tempo restante ele ficará detectado, conhecendo o nível de ocultamento do navio. Mas quero pontuar algumas partes:

1º - Alguns patchs atrás os navios sumiam instantaneamente. Mas atualmente eles desaparecem gradualmente num período de meio segundo, tempo o suficiente para ter reflexo para poder atirar no alvo antes que ele fique em ocultamento novamente, caso esteja com os canhões carregados.

2º - Muitos navios até mês passado podiam atirar em águas abertas sem serem detectados. Os mais famosos eram Gremyaschy, Chapayev, Kutuzov, Blyskawica, DDs americanos de tier alto. Isso não é mais possível, agora, prinicpalmente os DDs tem tido MUITO CUIDADO antes de abrir fogo.

3º - Se tem pouquíssimos navios inimigos detectados e seus aliados tem suas posições comprometidas. Pode ter certeza de uma coisa: os seus Destroiérs e/ou porta-aviões estão fazendo um trabalho de reconhecimento de b*! (Sempre tem um zé ruela que vai de DD pra batalha e faz reconhecimento zero. SEMPRE TEM UM! no time inimigo ou no seu) Se ficar frustrado com isso, escolha um navio que possa fazer o trabalho de reconhecimento você mesmo por algumas partidas.

4º - Caso esteja tendo problemas com cortinas de fumaças apenas navios específicos podem detectá-los com radar, recomendo que tenha um no porto. No caso os cruzadores americanos, russos e britânicos de tier alto, mais o Missouri. O bom que eles detectam para todo mundo da equipe e quem é pego pelo radar entra em pânico.

5º - Quer que um navio necessariamente fique detectado? Force um incêndio nele, reparou? force outro que ele não conseguirá apagar o próximo. Incêndios sempre aumentam a detecção do navio em 2 km de distância, cruzadores com alta taxa de incêndio são ideais para isso

6º - HMAS Perth sua cortina de fumaça é móvel, mas tem pouca duração e o navio não pode navegar muito rápido para evitar sair da própria cortina de fumaça.

7º - A partir do tier 8 os navios podem combinar duas "habilidades de ocultamento" uma delas é a habilidade de comandante que custa 4 pontos (mas é disponível para qualquer tier desde que o comandante tenha experiência o suficiente) e a outra e a atualização que custa 2M de créditos. Fazendo que alguns navios de tier alto tenham níveis de ocultamento absurdos! Como o meu North Carolina que é detectado à apenas 12 km de distância e alguns DDs japoneses que podem abaixar isso até para 5,4 km. Isso foi feito com o objetivo de reduzir a distância de combate nos tiers altos que mesmo assim no tier X onde os confrontos podem ser de mais de 20 km de distância em mapas muito abertos.

8º Você mencionou o tier VII, esse tier sofre de ocultamento por causa do que mencionei no ponto anterior. Os tiers VIII tem mais opções de ocultamento, tendo uma vantagem enorme sobre os tiers inferiores no quesito de ter a vantagem de detecção.

9º Também mencionou o caso de navio teletransportando, isso se deve a internet com baixa qualidade combinado com o servidor ser lá nos EUA. O melhor ping que eu tive na minha vida nesse jogo foi 86, sendo que o meu jogo geralmente roda a 120. Mas tem vezes que dá ruim e o ping dispara para mais de 400 por alguns minutos. Para mim ping até 180 é jogável para manter a mira precisa. Mas para jogar de porta-aviões precisa de um ping divino, pois as vezes é a diferença entre não ter seus torpedos ativados e um ataque devastador.

10º Isso porque você não jogou com porta-aviões. Navios como Atlanta, Des Moines, Neptune, Minotaur, Akizuki e Grozovoi podem derrubar seus aviões sem serem detectados... É isso mesmo que você leu! Meu atlanta dá muito range em jogador de porta-aviões por causa disso.

Esses foram todos os pontos sobre ocultamento e teletransporte que veio a minha cabeça. Espero que tenha ajudado.

0

Estou começando a achar que o que foi reclamado sobre os "navios desaparecendo e reaparecendo em outro lugar" quer na verdade dizer que os navios estão atirando, sendo detectados, depois parando de atirar para se reposicionarem sem serem detectados, para em seguida voltarem a atirar de uma posição inesperada.

Talvez seja só erro de interpretação meu, mas se for isso mesmo, então novamente trata-se de uma tática comum e até necessária para alguns navios.

0

como você mesmo pode observar em algumas respostas de outros participantes - "NÃO SOU O ÚNICO A PRESENCIAR ESSE TAL FENÔMENO MISTERIOSO DE INVISIBILIDADE DE NAVIOS FANTASMAS QUE INCLUSIVE SE TELEPORTAM DE UM PONTO PARA OUTRO NO GAME; sendo que isso passou a ocorrer constantemente em todas as partidas há apenas uns três ou quatro meses para cá"

Sinceramente não vi mais ninguém reclamando dessa coisa de "navios fantasmas que atiram invisíveis o tempo todo e teletransporte". 

Pergunto para todos que estão lendo este post: Alguém mais está sofrendo disso?

Em relação a possibilidade de ocorrencia de problemas de conectividade - como expliquei, possuo 10Mb de banda larga, faço muitos downloads, uso streams de musica e vídeo e além de usar conexão via cabo de rede, uso a rede wi-fi numa smarttv e todos os celulares que possuimos; sendo que também compartilho abertamente o sinal do meu wi-fi com todas as clientes do salão de beleza da minha esposa que fica no andar debaixo da nossa casa.

Então me parece que sua conexão de 10Mb é extremamente sobrecarregada e eu diria inclusive que 10Mb não é dimensionado para tanta atividade ao mesmo tempo.

Concordo em partes. Perda de conexão é uma coisa, latência e perda de pacotes é outra e neste caso a conexão se mantém mas os objetos do jogo ficam dando warps: Pulando, sumindo e reaparecendo.

Mas vc ainda não informou qual é o seu ping mínimo, médio e máximo. Qual é?

E como tb não disponibilizou ainda uma partida gravada para podermos ver realmente o que está ocorrendo, sem isso vamos ficar só especulando e especulando sem chegar a conclusão alguma.

0

LeMetal sobre os "navios invisíveis" acho que se trata de um engano, o ocultamento depende de 2 fatores principais: distancia entre os navios & linha de visão(sem obstruções como ilhas e fumaças), se um desses fatores falha não ocorre a detecção, porém você pode estar atrás de uma ilha ou dentro da fumaça(linha de visão obstruída) e ver na tela/mini-map os inimigos, mas quem esta fazendo a detecção é outra pessoa.
agora um exemplo:
eu estou jogando com um DD e estou no mesmo time do Skyzytuzz(jogando com CA/BB), ele está parado atrás de uma ilha ou dentro a fumaça que eu lancei. eu estou perto o bastante pra detectar um inimigo, porém longe o suficiente para que ele não me detecte. o Sky tendo o contato visual graças o Spot e eu estou fazendo e começa a atirar contra o inimigo, é essa obstrução da ilha/fumaça que impede que o navio inimigo detecte o Sky, consequentemente impede o revide dos disparos. se algo acontecer com o meu DD (afundado; ir pra de trás de uma ilha/cobertura em fumaça; etc) que impeça que eu mantenha o Spot, do ponto de vista do Sky, o inimigo irá "sumir", a menos que tenha outro navio ou avião(caça de catapulta/esquadrão do CV aliado) que assuma o papel tático que eu estava desempenhando - RECONHECIMENTO DAS POSIÇÕES INIMIGAS

o exemplo acima é a explicação do você tem reclamado, e respondendo a pergunta do titulo:

NÃO É UM ABUSO DO OCULTAMENTO;

É SIM UMA TÁTICA VALIDA; 

​Olá Xavier, Tudo certo?

Muito obrigado por sua resposta!

Éhhh!... Francamente, não imaginei que este tema que abordei neste post fosse causar tanta polêmica; mas tendo mesmo sido essa a intenção, fico feliz em ver o resultado (RS!) Vimos aí, que alguns participantes e jogadores tomam esse fator como "tática válida" enquanto que outros tomam como "apelação"; por vezes inclusive se irritam com essa situação e por isso até seja perfeitamente normal sentirem sensações  frustrantes como por exemplo a de estar sendo trapaceado, prejudicado e assim acabam alimentando opiniões negativas e precipitadas em relação ao game e, por vezes, inclusive até mesmo sobre outros participantes que fazem uso de coisas como essa.

Enfim, isso é perfeitamente normal, afinal o que agrada, parece bom e vantajoso para alguns - muitas vezes pode não ser para outros. Também vimos aqui no post, vários participantes que também afirmam que esse negócio de invisibilidade ou seja lá o que realmente for - simplesmente não exista ou que talvez eu esteja confundindo com outras coisas e que por isso, a oque talvez até possa estar ocorrendo - eu não esteja sabendo explicar direito. Mas seja lá o que for, tenho buscado investigar e pesquisar afundo o assunto e, até o presente momento, tenho sempre chegado a uma mesma conclusão a qual me leva voltar a afirmar apenas que não se trata de problemas físicos e ou lógicos no meu computador, na minha rede e nem no próprio game. Também não sou e não estou louco, como também não uso drogas e apesar de gostar de jogar o WOWs tomando umas cervejas e curtindo os meus Rock 'n Rolls - bebo com moderação sabendo meus próprios limites! (RSRSRS!)

Inclusive volto a deixar aqui "para todos os participantes que expressaram suas opiniões sobre o tema proposto no meu post" - minhas sinceras e humildes desculpas caso a minha pouca experiência no jogo atribuída ao fato de eu estar jogando há apenas pouco mais de um ano e três meses e apenas nos FDS, por vezes inclusive me faz leigo diante dos termos técnicos e siglas dos quais alguns jogadores (mais velhos e ou veteranos) buscam se valer ao tentarem explicar o que realmente seja esse negócio de invisibilidade; mas deixo minhas desculpas ainda, caso eu realmente esteja confundindo essa coisa com outra. Contudo, tão somente me valendo do que tenho observado, analisado e pesquisado - até que se prove o contrário, permanecerei acreditando que, seja um fator atribuído a condições de detectabilidade e ocultamento de navios, experiências adquiridas pelos comandantes, consumíveis ou seja ainda resultado da soma da aquisição de todos esses atributos - "esse negócio de invisibilidade é um recurso do game!" Chego a essa conclusão, simplesmente me baseando nas seguintes situações que observo durante as partidas das quais participo:

-  Em alguns momentos, é possível observar que, alguns navios que possuem maior poder e mais recursos de ocultamento, "realmente" se valem desses recursos que possuem além dos que adquirem ao longo das partidas e tempo de jogo, para impedir que sejam detectados facilmente ou spotados por outros navios, (seja a curta, média ou longa distância); seja se valendo de ilhas ou seja ainda por meio do recurso de dispersão de fumaça, entre outros meios e recursos que possuem disponíveis. Se não estou errado, esses atributos de ocultamento e indetectabilidade utilizado por esses navios também podem ser ampliados por meio de consumíveis e algumas experiências de comandantes (possuindo limites de quantidade e tempo de uso). Correto? Já no caso desse fator de invisibilidade que observo  e que citei, parece se tratar de um recurso utilizado por qualquer tipo de navio de qualquer tipo de nível ou (TIER); ou seja, é usado tanto por contratorpedeiros e cruzadores como encouraçados. E ainda, "possui forma de uso ilimitada"; ou seja, não depende de ilhas, dispersão de fumaça, fatores de distancia e aproximação, ativação, desativação, uso ou desuso de armamentos, entre outros. Melhor explicando, observa-se que seja a curta, média ou longa distância; seja atrás, a frente de ilhas ou em mar limpo e amplamente aberto - os navios que possuem esse tipo de recurso podem utiliza-lo indiscriminadamente quando e como bem entendem e pelo tempo que desejarem; além de terem a vantagem de poder disparar livremente e efetivamente contra os adversários sem serem vistos e, portanto, sem correr riscos ou correndo riscos mínimos de serem atingidos; sendo que, quando em modo oculto ou (invisível) - "eles não desaparecem apenas da tela; mas também desaparecem do mapa/radar! A seguir, citarei alguns exemplos do que ocorre quando esses navios adversários atuam em modo oculto (invisível):

Situação 1: Avistamos um inimigo adiante (a curta, média ou longa distancia). Miramos ou travamos a mira dos canhões do nosso navio sobre ele. Imagine que tenhamos ou não sido detectados por ele, mas de repente ele entra em modo oculto (invisível), então sentimos a clara sensação de que a mira dos canhões do nosso navio destravou do alvo e começa a se mover no horizonte junto com o movimento do navio, justamente por nada mais detectar no horizonte. E ainda que efetuamos disparos no mesmo instante ou milésimos de segundos antes ou depois do navio adversário ficar invisível - nada é atingido! Em alguns casos, ele parece se teleportar para outro ponto seguro e continua seguindo o seu curso tranquilamente e atacando seus alvos, por vezes, nos atacando e atingindo mesmo quando está invisível!

Situação 2: Um navio inimigo foi avistado no horizonte (a curta, média ou longa distância). Nós e alguns outros aliados que também detectaram esse navio do adversário, miram e começam a disparar simultaneamente contra ele; sendo que em meio ao fogo cruzado, também vemos ele sendo bombardeado pela chuva de projéteis traçantes que riscam o céu e o horizonte. De repente, ele fica invisível e ninguém mais está conseguindo acerta-lo; sendo possível inclusive ver os projéteis de todos os canhões atingindo a água e caindo pra todo lado. Em uma fração de segundos, vemos ele escapando tranquilamente e contra atacando de outro ponto não muito distante de onde foi visto e atacado naquele mesmo instante; sendo que quando eles desaparecem e reaparecem, esse comportamento também pode ser verificado no mapa/radar.

Sugestão: Verifiquei exemplos de como é esse comportamento de invisibilidade, em algumas partidas que jogadores participam, gravam e postam no Youtube.

Situação 3: A partida iniciou, logo quando a frota adversária é avistada, todos ou a maioria dos seus aliados vão em direção aos adversários para iniciar o confronto; sendo que, como de costume, os contratorpedeiros e cruzadores adversários e aliados tomam frente da batalha. Já de início os adversários já começam com essa coisa de ficar invisíveis mas sofrem mais baixas restando apenas os encouraçados pesados e poderosos; sendo em torno de 4 ou 6 na parida. Logo se organizam, se agrupam e enfileirados (todos eles ficam invisíveis) e - um a um vão dilacerando os nossos aliados que estão na rota dos adversários. Por nossa vez, montamos uma estratégia de jogo diferente preferindo tomar o caminho inverso, atacar os adversários mantendo distancia e tendo em foco (tomar a base ou ao menos algumas das bases deles). De longe, pela tela e também pelo mapa/radar - não vemos nossos inimigos ocultos (invisíveis), ao mesmo tempo em que, um a um, os nossos aliados também vão sumindo (sendo afundados!). Logo, nos vemos sozinhos e sendo perseguidos por esses adversários invisíveis; haja visto que durante a partida, eles raramente ou eventualmente se permitem sair do modo oculto e assim revelando suas posições. Percebemos que ainda temos tempo e chances em ao menos alcançar a base deles. Por outro lado, tão logo vemos nosso navio sendo atingindo por uma tempestade de projéteis traçantes riscando o céu em nossa direção. E diante dessa situação, percebemos que não teremos chance alguma em contra atacar e nos defender dos adversários;  afinal não podemos vê-los, pois estão invisíveis. Logo, ouvimos o estrondo do nosso navio explodindo e nos resta assisti-lo afundando (RS!)

Conclusão: Nosso amigo, reiterou que "isso não existe" e que possivelmente eu esteja com graves problemas no meu computador e ou conexão com a internet. Tomei a opinião e sugestão proferida por ele como sendo válida e, inclusive tendo comentado que eu inclusive atuo há vários anos na área da TI e Também do Design Gráfico, inclusive tendo uma certa experiência na área do Game Design - realizei inúmeros procedimentos técnicos e testes em minha rede e computador no qual costumo jogar o WOWs e outros jogos. Não encontrei qualquer tipo de defeito ou problema físico e ou lógico em absolutamente nada! Sendo assim, para findarmos a esse assunto do que realmente seja ou não seja esse negócio de invisibilidade no jogo, que cada um possa tirar suas próprias conclusões. Da minha parte, o meu propósito em propor esse assunto aos participantes do fórum - foi justamente e tão somente saber se acham que o uso desse recurso seja uma tática válida ou apelação de quem se vale dele; haja visto, que eu também fiz questão de expressar a minha opinião a respeito; sendo que realmente considero isso como uma apelação e coisa muito chata e frustrante. Contudo, reitero o meu total e absoluto respeito pela opinião de quem pensa o contrário, considerando que cada um joga como quer. O mais importante é compartilhar essas opiniões a favor e contra e ao mesmo tempo a gente acaba obtendo mais informações e conhecimentos sobre muitos aspectos do jogo.

Mais uma vez, obrigado por sua resposta e grande abraço!

Edited by LeMetal

0

Sinceramente amigo, escreveu tanto pelo simples fato que você ta tendo problema em entender a mecânica simples de ocultamento/spoting do jogo.

Veja isso, acredito que vai te ajudar a entender.

http://wowsbrasil.blogspot.com.br/search/label/Ocultamento

* Um adendo, depois do patch 0.6.3, retiraram o tiro invísivel em mar aberto do jogo, agora sempre que você atirar seu ocultamento vai ser o mesmo do alcance dos seus canhões. Para conseguir dar o tiro invisível você precisa estar dentro da fumaça de algum DD ou cruzador, ou ficar atrás de montanhas.

Edited by FredyPanzer

0

Essas são as mecânicas do jogo. Com experiência você saberá facilmente quando um navio irá desaparecer ou quanto tempo restante ele ficará detectado, conhecendo o nível de ocultamento do navio. Mas quero pontuar algumas partes:

1º - Alguns patchs atrás os navios sumiam instantaneamente. Mas atualmente eles desaparecem gradualmente num período de meio segundo, tempo o suficiente para ter reflexo para poder atirar no alvo antes que ele fique em ocultamento novamente, caso esteja com os canhões carregados.

2º - Muitos navios até mês passado podiam atirar em águas abertas sem serem detectados. Os mais famosos eram Gremyaschy, Chapayev, Kutuzov, Blyskawica, DDs americanos de tier alto. Isso não é mais possível, agora, prinicpalmente os DDs tem tido MUITO CUIDADO antes de abrir fogo.

3º - Se tem pouquíssimos navios inimigos detectados e seus aliados tem suas posições comprometidas. Pode ter certeza de uma coisa: os seus Destroiérs e/ou porta-aviões estão fazendo um trabalho de reconhecimento de b*! (Sempre tem um zé ruela que vai de DD pra batalha e faz reconhecimento zero. SEMPRE TEM UM! no time inimigo ou no seu) Se ficar frustrado com isso, escolha um navio que possa fazer o trabalho de reconhecimento você mesmo por algumas partidas.

4º - Caso esteja tendo problemas com cortinas de fumaças apenas navios específicos podem detectá-los com radar, recomendo que tenha um no porto. No caso os cruzadores americanos, russos e britânicos de tier alto, mais o Missouri. O bom que eles detectam para todo mundo da equipe e quem é pego pelo radar entra em pânico.

5º - Quer que um navio necessariamente fique detectado? Force um incêndio nele, reparou? force outro que ele não conseguirá apagar o próximo. Incêndios sempre aumentam a detecção do navio em 2 km de distância, cruzadores com alta taxa de incêndio são ideais para isso

6º - HMAS Perth sua cortina de fumaça é móvel, mas tem pouca duração e o navio não pode navegar muito rápido para evitar sair da própria cortina de fumaça.

7º - A partir do tier 8 os navios podem combinar duas "habilidades de ocultamento" uma delas é a habilidade de comandante que custa 4 pontos (mas é disponível para qualquer tier desde que o comandante tenha experiência o suficiente) e a outra e a atualização que custa 2M de créditos. Fazendo que alguns navios de tier alto tenham níveis de ocultamento absurdos! Como o meu North Carolina que é detectado à apenas 12 km de distância e alguns DDs japoneses que podem abaixar isso até para 5,4 km. Isso foi feito com o objetivo de reduzir a distância de combate nos tiers altos que mesmo assim no tier X onde os confrontos podem ser de mais de 20 km de distância em mapas muito abertos.

8º Você mencionou o tier VII, esse tier sofre de ocultamento por causa do que mencionei no ponto anterior. Os tiers VIII tem mais opções de ocultamento, tendo uma vantagem enorme sobre os tiers inferiores no quesito de ter a vantagem de detecção.

9º Também mencionou o caso de navio teletransportando, isso se deve a internet com baixa qualidade combinado com o servidor ser lá nos EUA. O melhor ping que eu tive na minha vida nesse jogo foi 86, sendo que o meu jogo geralmente roda a 120. Mas tem vezes que dá ruim e o ping dispara para mais de 400 por alguns minutos. Para mim ping até 180 é jogável para manter a mira precisa. Mas para jogar de porta-aviões precisa de um ping divino, pois as vezes é a diferença entre não ter seus torpedos ativados e um ataque devastador.

10º Isso porque você não jogou com porta-aviões. Navios como Atlanta, Des Moines, Neptune, Minotaur, Akizuki e Grozovoi podem derrubar seus aviões sem serem detectados... É isso mesmo que você leu! Meu atlanta dá muito range em jogador de porta-aviões por causa disso.

Esses foram todos os pontos sobre ocultamento e teletransporte que veio a minha cabeça. Espero que tenha ajudado.

​Concordo com tudo o que você explicou e também vi mesmo algo sobre esses atributos que são alcançado a partir do Tier 8. Apesar de haver muita divergencia de opiniões a respeito do tema deste meu post, pelo pouco tempo que jogo realmente acredito acredito que deva ter muita coisa que eu ainda não saiba a respeito e não tenha aprendido sobre o game; haja visto que apesar de gostar de games não me interesso e não me preocupo muito em me aprofundar nesses aspectos técnicos de desenvolvimento e interatividade. Acho bacana ver essa galera que joga a mais tempo se dedica mesmo em estudar a fundo todos esses aspectos. No entanto, o objetivo deste meu tema foi justamente saber quem é a favor ou contra, quem acha legal e quem não acha esse tipo de atributo, o qual, ao meu ver e na minha opinião pessoal, realmente incomoda um pouco e ainda que não seja intencional da parte de quem utiliza esses recursos, realmente transmite uma certa sensação de apelação e vantagem a mais sobre outros jogadores. Mas nada tenho contra! Cada um joga como quer! Afinal, em todo jogo que envolve disputa vence quem é melhor, mais forte e possui mais recurso. Porém, em alguns jogos há certos recursos que parecem mesmo oferecer maior vantagem para alguns ao passo que tira as chances e oportunidades de outros mesmo quando em certos atributos e aspectos as forças e chances são equiparadamente iguais ou superáveis. E quando me utilizo do termo "trapaça" não é acusando outros jogadores e o próprio jogo em si; mas a uma sensação involuntária que acaba sendo despertada em quem se sente prejudicado por essas coisas e se sente mesmo enganado e prejudicado por algo pelo qual não se pode lutar ou se defender contra. Grande abraçp e obrigado!

0

Sinceramente amigo, escreveu tanto pelo simples fato que você ta tendo problema em entender a mecânica simples de ocultamento/spoting do jogo.

Veja isso, acredito que vai te ajudar a entender.

http://wowsbrasil.blogspot.com.br/search/label/Ocultamento

* Um adendo, depois do patch 0.6.3, retiraram o tiro invísivel em mar aberto do jogo, agora sempre que você atirar seu ocultamento vai ser o mesmo do alcance dos seus canhões. Para conseguir dar o tiro invisível você precisa estar dentro da fumaça de algum DD ou cruzador, ou ficar atrás de montanhas.

​Opa! Blz?

Já li sim esse artigo e sei bem como funciona essa questão de ocultamento e detectabilidade! Dá uma olhada em outras respostas que dei a outros participantes descrevendo como é esse tipo de invisibilidade que vejo acontecer durante as partidas que participo. Analise e tire suas próprias conclusões a respeito. Pode ser realmente que eu esteja enganado e até confundindo uma coisa com outra. Contudo, o objetivo desse tema proposto por mim, é justamente e apenas saber quem toma esse recurso como tática válida ou apelação de quem o detém e se vale dele indiscriminadamente nas partidas. Também fiz questão de expressar a minha opinião pessoal, de que de certa forma considero como algo um tanto chato, intrigante, frustrante e apelativo de uma coisa como forma de obter sempre mais vantagem sobre outros jogadores, de forma que mesmo que talvez seja involuntário e inevitável por vezes acaba tirando mesmo muitas chances e oportunidades dos oponentes inclusive em se defender e atacar. Porém, que fique claro que nada contra quem se vale disso como tática válida portanto tendo opinião contrária a minha; afinal, cada um joga como gosta, como quer e acredito que o fórum é aberto para as pessoas expressarem e debaterem suas opiniões não importando se as perguntas e respostas sejam resumidas ou muito extensas. também estou ciente da existencia desse patch que você citou.

Obrigado pela resposta e grande abraço!

Edited by LeMetal

0

Bem senhor, isso tudo que está sendo debatido, para mim nada mais é do que a mecânica que o jogo propôs e cabe a nós a usar da melhor maneira possível. Os destroyers que são os navios com o menor índice de detectabilidade do jogo necessitam dele pra sobreviver, em maior parte da partida ele não será espotado, pois não deve, DD espotado é praticamente um DD morto. E quais os alvos que eles mais gostam? Os desgarrados, jogadores que jogam longe de suas e desavisados. Isso é uma artimanha apelativa baixa? Ora caro amiguinho, DD necessitam disso para sobreviver. Agora se você está tendo problemas e está deixando você frustado, algo está errado em seu gameplay, pois navios jogando em sua maioria unida como uma frota, ser pego por uma emboscadas com os temíveis torpedos de DD será mais difícil. Eu sei disso pois sou jogador de DD, tenho Kamikaze, Mass, Leningrad, Shimakaze, um jogador que leva hits de torpedos sem saber de ontem veio fica tão frustado quanto um jogador de DD que foi afundado por aquele avião que o spotou

Esse post todo debatendo se é uma tática válida ou apelativa, eu não de maneira alguma, cabe a nós estar tirando o proveito disso, alguns conseguem e outra não.

Bom, mas isso é minha opinião, uso da mecânica de ocultamento tanto quando sei como lidar com ela. 

Edited by FredyPanzer

0

Digo o mesmo.

E a maneira mais simples de verificar isso, de forma inquestionável, seria simplesmente ele disponibilizar uma partida salva para nós darmos uma olhada. Só isso teria muitíssimo mais valor que esses trocentos textos gigantes. Infelizmente já mencionei isso umas 3 vezes mas ele até o momento ignorou.

Edited by Skyzytuzz

0

Sign in to follow this  
Followers 0

• Recently Browsing   0 members

No registered users viewing this page.